ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SEXTA  24    CAMPO GRANDE 33º

Meio Ambiente

Fim de semana recebe outra frente fria, após calor intenso e ventania

Sistema de alta pressão atmosférica inibe a formação de nuvens de chuva

Por Gabriel Neris | 24/10/2025 06:10
Fim de semana recebe outra frente fria, após calor intenso e ventania
Céu claro nesta manhã visto da região central de Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)

O calor extremo continua predominando em Mato Grosso do Sul na sexta-feira (24), mas o tempo muda gradualmente ao longo do fim de semana com a aproximação de uma frente fria que deve trazer chuva e alívio nas temperaturas em várias regiões do Estado.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O fim de semana em Mato Grosso do Sul será marcado por mudanças significativas no clima. Na sexta-feira, o estado enfrentará calor extremo, com temperaturas chegando a 41°C e umidade relativa do ar entre 15% e 30%. Em Campo Grande, os ventos podem atingir rajadas acima de 60 km/h. A partir de sábado, uma frente fria se aproxima do estado, trazendo aumento de nebulosidade e possibilidade de chuvas nas regiões pantaneira, sudoeste e sul. No domingo, as temperaturas devem cair, com máximas entre 24°C e 29°C, e previsão de chuvas moderadas a fortes em grande parte do estado.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a sexta-feira será marcada por tempo estável, com sol forte e baixa umidade em todo o estado. O sistema de alta pressão atmosférica inibe a formação de nuvens de chuva e favorece o clima quente e seco. As máximas podem chegar a 41°C, especialmente nas regiões pantaneira, norte e leste.

A umidade relativa do ar deve cair para níveis entre 15% e 30%, o que configura alerta para tempo seco, conforme os padrões da OMS (Organização Mundial da Saúde). Já as mínimas variam entre 18°C e 27°C, dependendo da região. Em Campo Grande, as temperaturas ficam entre 21°C e 36°C, e os ventos de leste podem atingir rajadas acima de 60 km/h.

No sábado, o tempo começa a mudar. O sol ainda aparece entre nuvens em grande parte do estado, mas nas regiões pantaneira, sudoeste e sul, deve haver aumento da nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuva entre a tarde e a noite. Há risco de tempestades isoladas, com raios, ventos fortes e queda de granizo.

Essa instabilidade é provocada pela aproximação de uma frente fria, que interage com o calor e a umidade vindos do norte do país. As máximas ainda ficam altas, entre 35°C e 41°C, mas as chuvas podem amenizar o calor no fim do dia.

No domingo e na segunda-feira, a frente fria avança sobre Mato Grosso do Sul e o tempo muda de vez. As chuvas se espalham por grande parte do estado, podendo ser moderadas a fortes, com acumulados acima de 30 mm em 24 horas, especialmente nas regiões centro-sul e cone-sul.

As temperaturas caem, com máximas entre 24°C e 29°C nessas áreas. Já no Pantanal e no sudoeste, as mínimas variam entre 20°C e 25°C e as máximas chegam a 31°C. No Bolsão, leste e norte, o calor persiste um pouco mais, com picos de 35°C. Em Campo Grande, a previsão é de chuva, ventos fortes e temperaturas entre 21°C e 28°C.