ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Florada dos ipês atrasa em 2021, mas a maioria nem se dá conta nas ruas

Paisagem na Capital costuma ser tomada por cores logo no início de junho, mas 2021 deixou mudança para depois

Aletheya Alves | 26/06/2021 08:15
Ipê rosa com flores na Avenida Mato Grosso, em Campo Grande. (Foto: Kísie Ainoã)
Ipê rosa com flores na Avenida Mato Grosso, em Campo Grande. (Foto: Kísie Ainoã)

Acompanhando período de frio e seca, os Ipês costumam modificar a paisagem de Campo Grande logo no início de junho, mas em 2021 a florada veio atrasada. Para quem é da área, a demora foi percebida, enquanto a população nas ruas não notou a mudança, deixando as árvores fora de foco.

“Com essa crise toda, não tem nem como perceber atraso dos Ipês. Não sei nem se a gente já passou pelo frio do inverno”, diz o operador de máquinas, Marcos Luis Pereira da Silva, de 62. Enquanto olhava para a árvore na Avenida Afonso Pena, ele contou que a pandemia não tem dado trégua nem para perceber as mudanças na natureza.

Operador de máquinas, Marcos relata que 2021 não deu brecha para notar atraso dos Ipês. (Foto: Kísie Ainoã)
Operador de máquinas, Marcos relata que 2021 não deu brecha para notar atraso dos Ipês. (Foto: Kísie Ainoã)

Marcos explica que gosta do cenário proporcionado pelas árvores, mas que ultimamente tem sido difícil notar detalhes. “É bonito sim, mas a gente tem deixado de lado. Precisa prestar atenção em outras coisas”, diz.

Vizinho de árvore na avenida José Nogueira Vieira, o comerciante Ivan Ferreira Ramalho, de 34 anos, relata que só lembrou do rosa das flores quando elas apareceram durante os últimos dias. “A correria do cotidiano não deixa dar tempo para pensar nisso, né? Eu gosto, fica uma paisagem bonita, mas só vi agora”.

Comerciante, Ivan Ferreira Ramalho, explica que só lembrou das árvores quando viu as flores. (Foto: Kísie Ainoã)
Comerciante, Ivan Ferreira Ramalho, explica que só lembrou das árvores quando viu as flores. (Foto: Kísie Ainoã)

Sobre notar pessoas parando para registrar a beleza das árvores, ele conta que neste ano sentiu uma diminuição. “Não sei se as pessoas estão com tempo para isso. Às vezes alguém para e compra alguma coisa, aí aproveita e tira foto. Mas só assim mesmo”, completa.

Fã da espécie, Rosângela Ramos, de 50 anos, conta que tem um Ipê amarelo em casa e, como sua época de florescimento ainda não chegou, também não se lembrou dos outros. “Parando para pensar agora, esses rosa demoraram mesmo. Mas eu não tinha lembrado, ficou fora do pensamento”.

Árvore tomada por flores na avenida José Nogueira Vieira, bairro Tiradentes. (Foto: Kísie Ainoã)
Árvore tomada por flores na avenida José Nogueira Vieira, bairro Tiradentes. (Foto: Kísie Ainoã)

Professor da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e doutor em Engenharia Florestal, Reginaldo Brito da Costa explica que a demora neste ano foi causada por oscilações climáticas. “Pode ter sido o período de chuvas que também atrasou, frio antes do inverno, tudo isso influencia um pouco”, diz.

Conforme Reginaldo, a época de florescimento dos Ipês vai de junho até agosto e coincide com o período mais seco. “É o período em que poucas espécies do Cerrado estão florescendo. A chuva se acumula no solo e ela se aproveita deste momento. Caem as folhas para que surjam as flores e as copas ficam tomadas, embelezando muito mais”.

Para quem gosta do cenário, o professor explica que é necessário se atentar já que as flores devem cair com rapidez. “Ela está usando a energia que tem produzido para este momento e o florescimento é rápido. Ela não pode permanecer por muito tempo com as flores sem produzir energia, fotossíntese a partir das folhas”.

Confira a galeria de imagens:

  • Ipê no canteiro da avenida Afonso Pena. (Foto: Kísie Ainoã)
  • Flores de Ipê rosa no bairro Monte Castelo. (Foto: Direto das Ruas)
  • Árvore se destaca com cores no bairro Chácara Cachoeira. (Foto: Thailla Torres)
Nos siga no Google Notícias