ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Fogo consome área rural na região de Piraputanga nos últimos 3 dias

Incêndios na região têm resistido às ações de combate de moradores e do Corpo de Bombeiros

Humberto Marques | 09/09/2019 17:30
Fogo consumiu matas na região de Piraputanga. (Foto: Luiz Felipe Mendes )
Fogo consumiu matas na região de Piraputanga. (Foto: Luiz Felipe Mendes )

Desde sexta-feira (6), um incêndio de grandes proporções consome a vegetação na região de Piraputanga, em Aquidauana –a 135 km de Campo Grande. O fogo se espalhou por áreas a cerca de 2 quilômetros da estrada do distrito e seguiria em direção ao acesso a Palmeiras, de acordo com informações do jornal O Pantaneiro. Embora o Corpo de Bombeiros tenha conseguido controlar as chamas, em pouco tempo novos focos surgem e as chamas novamente se alastram.

As chamas atingem áreas de reservas e de propriedades rurais na localidade conhecida como Flor de Lis, próximo a morrarias. Somente a fazenda Santa Angélica, da produtora rural Magna Trindade Fontoura, teve mais de 200 hectares consumidos pelo fogo, conforme relatou seu marido, Jolivete Souza Fontoura.

“Desde sexta-feira o foto atinge a região. Estive lá ontem, a comunidade e os bombeiros conseguiram apagar, mas hoje cedo começou de novo por trás do morro”, afirmou ele. “Foi um estrago danado, mais de 70% da propriedade pegou fogo”.

Segundo Jolivete, incêndios na região de Piraputanga não são uma novidade, porém, a frequência e intensidade das chamas neste ano chama a atenção. “No ano passado teve fogo na beira da rodovia que entrou um pedaço pelo corredor, não sei se causado por bituca de cigarro, mas controlamos e acabou. Acho estranho que neste ano está meio geral, para todo o lado”, considerou. Ele relatou que áreas rurais na região da Serra da Bodoquena, próximo às terras kadiwéus, também tem registrado incêndios frequentes neste ano.

O produtor rural não se lembra da última chuva que atingiu a região com intensidade para, de fato, aplacar a longa estiagem. “A última chuva teve só uns pinguinhos. Agora é apelar para São Pedro e tirar o gado, olhar a cerca e ver o que estragou, o que infelizmente ficou de prejuízo”, contou. Outras áreas rurais nas imediações também foram atingidas pelas chamas. “Estamos todos juntos para enfrentar isso, não é fogo causado por fazendeiro”, reforçou.

Levantamento do Corpo de Bombeiros divulgado no sábado (7) pelo Campo Grande News aponta que, de janeiro até a primeira semana de setembro, o número de incêndios atendidos pela corporação já superava em mais de 20% o total de acionamentos em 2018 na Capital e no Estado como um todo: foram 2.834 na cidade, contra 2.002 no mesmo período do ano passado; e 4.910 pelo Estado, ante 3.864 em setembro, ou 27% a mais.

Ações para enfrentar chamas são realizadas desde sexta-feira. (Foto: Luiz Felipe Mendes )
Ações para enfrentar chamas são realizadas desde sexta-feira. (Foto: Luiz Felipe Mendes )
Nos siga no Google Notícias