ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Fotógrafo do RJ se encanta com Pantanal e registra onça caçando capivara

Estudante de biologia flagrou momento em que maior felino das Américas se alimentava de capivara, em Miranda

Guilherme Correia | 11/04/2022 10:15
Onça-pintada foi flagrada devorando uma capivara no Pantanal de MS. (Foto: João Pedro Salgado)
Onça-pintada foi flagrada devorando uma capivara no Pantanal de MS. (Foto: João Pedro Salgado)

Um estudante e fotógrafo do Rio de Janeiro visitou o Pantanal sul-mato-grossense pela primeira vez e, além de se encantar com o bioma, registrou uma série de fotografias com alguns dos "espetáculos" da natureza. Um dos momentos capturados foi uma onça-pintada que caçava uma capivara, em Miranda, a 208 quilômetros de Campo Grande.

João foi ao Pantanal na sexta-feira e no sábado, registrou momento em que onça caçava capivara. (Foto: Arquivo pessoal)
João foi ao Pantanal na sexta-feira e no sábado, registrou momento em que onça caçava capivara. (Foto: Arquivo pessoal)

João Pedro Salgado, de 22 anos, é acadêmico de Biologia na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) visitou a Estância Caiman no sábado (9), quando flagrou o maior felino das Américas em um dos passeios feitos pela ONG (Organização Não Governamental) Onçafari, que realiza expedições pela região.

Ao viajar para a região pantaneira, ele documentou tudo em suas redes sociais. A cena da caça, em específico, aconteceu de forma tão rápida - durou cerca de 10 segundos -, que João ficou espantado.

"Ver essa cena hoje me despertou algo que eu nunca tinha sentido na vida, um nervosismo inexplicável, corpo arrepiado, olhos arregalados, um sentimento de impotência vendo o maior predador das Américas tirar uma capivara de dentro d'água com uma força que você duvida que exista."

A sensação foi tão única que o futuro biólogo a definiu como se sentir "vivo". "Refletindo depois de tudo que eu senti, cheguei a uma conclusão, eu me senti vivo! E acho que essa é a melhor expressão que eu poderia definir tudo isso, me senti vivo."

O Onçafari é um projeto que existe desde 2011 e até hoje, já monitorou mais de 2,4 mil onças-pintadas, como forma de auxiliar na preservação desta espécie em território brasileiro. Um dos trabalhados realizados pela ONG é promover passeios turísticos integrados com a natureza.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias