ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Meio Ambiente

“Só aqui no Pantanal”: Mamãe onça e filhotinhos são flagrados durante pescaria

Imagens foram feitas na tarde deste domingo, na parte baixa do Paraguai Mirim, em Corumbá

Gabriela Couto | 03/05/2021 11:51



Um momento único e raro foi registrado neste domingo (02) durante um grupo de pescadores que estavam a cerca de uma hora da área urbana de Corumbá. Três onças pintadas foram filmadas descansando em na sombra do barranco do Rio Paraguai, por volta das 15h, próxima ao Rancho Fernandes, localizado na parte baixa do Paraguai Mirim.

As imagens foram registradas pela diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Elisângela Sienna da Costa Oliva. Muito emocionada, ela conseguiu registrar um vídeo de longe.

“Gente, só aqui no Pantanal que a gente vê essas coisas lindas. Olha aí, dois filhote e a onça, estou muito emocionada”. Dentro do barco de amigos que praticavam a pesca esportiva com ela um dos integrantes brincou. “Ela só está olhando para dar o bote”. Assustada, Elisângela responde: “É, será?”. Confira o vídeo:

Esta foi a primeira vez que Elisângela viu onças durante uma pescaria. "Até agora quando lembro fico emocionada, muito grata pelo privilégio de ter visto". Ela afirma que não ficou com medo e que sentiu uma troca com o animal. "Foi uma conexão com a natureza. Hipnotizante. Desligamos o motor do barco. Dá para perceber no vídeo, que ela estava bem à vontade, mesmo com eles falando que ela estava preparando para dar o bote. Não estava não. Não senti medo", relembra.

Vale lembrar que a orientação da PMA (Polícia Militar Ambiental) em caso de avistar uma onça é não se aproximar para tirar fotos ou filmar. Também não se deve virar de costas e nem sair correndo quando encontrar o felino. Ainda é recomendado não atirar pedras, objetos, gritar com a onça ou tentar espantar e capturar o animal.

O flagrante de Elisângela é um alívio para os pesquisadores uma semana depois de uma carcaça de onça pintada ser encontrada na Serra do Amolar, em Corumbá. O animal, uma fêmea adulta, apresentava ferimento a bala, de arma calibre 22.


Nos siga no Google Notícias