ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Fotógrafo encara sucuri para mostrar que animal não é perigoso

Juca Ygarapé, de 57 anos, flagrou chegada de animal no Rio Formoso, em Bonito

Gabriel Neris | 02/08/2019 15:08
Juca Ygarapé foi registrado ao lado de sucuri de 7 metros no Rio Formoso (Foto: Arquivo pessoal)
Juca Ygarapé foi registrado ao lado de sucuri de 7 metros no Rio Formoso (Foto: Arquivo pessoal)

Durante captura de imagens para documentário da BBC no Rio Formoso, o fotógrafo Juca Ygarapé, de 57 anos, foi surpreendido com o passeio de uma sucuri de 7 metros de comprimento. E com essa imagem, o também cinegrafista e empresário quer ajudar a desmistificar que o animal seja um perigo ao ser humano.

“Falam que mata gente, isso, aquilo. Vai pega um porco-do-mato, no máximo uma capivara. Muitas vezes se falar em cobra para o turista, vai assustar, mas passa flutuando, segue o caminho dela”, diz ele, que orienta, em casos semelhantes, o melhor a se fazer é manter a calma e deixar que o animal continue o percurso. A cena foi registrada no domingo (28).

O fotógrafo, também proprietário de uma agência de turismo no município de Bonito, localizado a 257 km de Campo Grande, desde os anos de 1990, diz que já são pelo menos dez anos estudando o comportamento da sucuri pelos rios. Esta, segundo ele, é a época em que mais elas devem aparecer, período onde acasalam e também trocam a pele.

“São ninhos em vários lugares. É um animal territorialista. São dez anos que sempre vejo, filmo, super tranquila, dóceis. O que não pode é ir lá cutuca-la. Ela não ataca, vai se defender”, explica.

Segundo Juca, as imagens captadas fazem parte de um documentário produzido pela BBC. Já são cerca de três anos debaixo d’água para aquilo que chama de contar o “ciclo da vida”.

Animal exibe a língua antes de continuar passeio pelo rio (Foto: Arquivo pessoal)
Animal exibe a língua antes de continuar passeio pelo rio (Foto: Arquivo pessoal)
Nos siga no Google Notícias