ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, QUARTA  21    CAMPO GRANDE 30º

Meio Ambiente

Fundador do Onçafari recebe principal prêmio mundial de empreendedorismo

Mario Haberfeld é o único brasileiro entre os 21 premiados da Schwab Foundation 2026

Por Viviane Oliveira | 21/01/2026 11:24
Fundador do Onçafari recebe principal prêmio mundial de empreendedorismo
Onça-pintada, espécie símbolo do trabalho de conservação do Onçafari (Foto: Reprodução/Onçafari

O trabalho de conservação desenvolvido no Pantanal brasileiro ganhou destaque internacional com o reconhecimento concedido ao CEO (Chief Executive Officer) e fundador do Onçafari, Mario Haberfeld, que recebeu o Prêmio Schwab Foundation 2026, considerado o mais importante do empreendedorismo social em nível global.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Mario Haberfeld, CEO e fundador do Onçafari, foi premiado com o Schwab Foundation 2026, principal reconhecimento mundial do empreendedorismo social, durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça. Ele foi o único brasileiro entre os 21 empreendedores selecionados este ano.O Onçafari, organização criada no Pantanal para proteção de espécies ameaçadas como onça-pintada, onça-parda e lobo-guará, expandiu suas atividades para Cerrado, Amazônia e Mata Atlântica. O projeto contribui para a preservação da fauna e fortalecimento das comunidades locais através do ecoturismo e conservação integrada.

 A premiação foi entregue nesta terça-feira (20), durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, e destacou iniciativas capazes de transformar realidades ao redor do mundo.

Entre os 21 empreendedores sociais selecionados pela Fundação Schwab neste ano, Haberfeld foi o único brasileiro da lista. O Onçafari também se destacou como a única organização ambiental premiada em 2026, reforçando o protagonismo do Brasil e, especialmente, do Pantanal, no cenário internacional da conservação ambiental e do desenvolvimento sustentável.

Criado no Pantanal, o Onçafari atua diretamente na proteção de espécies ameaçadas, como a onça-pintada, símbolo do bioma pantaneiro, além de onças-pardas e lobos-guarás. O trabalho contribui para a preservação da fauna e para o fortalecimento das comunidades locais por meio do ecoturismo e da conservação integrada.

O reconhecimento internacional celebra o trabalho consistente desenvolvido no Pantanal e posteriormente expandido para outros biomas brasileiros, como Cerrado, Amazônia e Mata Atlântica, por meio de oito frentes de atuação. A premiação está alinhada ao tema da edição 2026: resiliência, conceito que reflete a capacidade de adaptação da organização diante dos desafios impostos à conservação da biodiversidade.

Com a conquista, o Onçafari passa a integrar a comunidade global da Fundação Schwab, ampliando o diálogo com lideranças internacionais e criando novas oportunidades de parcerias e de expansão do impacto socioambiental. Em nota, Mario Haberfeld destacou o caráter coletivo da premiação. “Essa conquista é de toda a equipe, parceiros e apoiadores, e de todos aqueles que acreditam que natureza, comunidades e desenvolvimento podem caminhar juntos”, afirmou.

Além do Pantanal, o trabalho do Onçafari se estende a outros biomas estratégicos do Brasil e a projetos internacionais, como o Jaguar Rivers, na América do Sul, voltados à conservação de grandes felinos e à valorização das comunidades locais.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.