ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Garra gigante de tatu vira "atração" e imagem viraliza mundo afora

Registro foi feito na natureza, durante procedimento de rotina para acompanhar hábitos do animal.

Anahi Gurgel | 03/09/2018 18:32
Garra de tatu foi fotografa pelo pesquisador Gabriel Massacato, do IPÊ. (Foto: Gabriel Massacato)
Garra de tatu foi fotografa pelo pesquisador Gabriel Massacato, do IPÊ. (Foto: Gabriel Massacato)

A imagem de uma enorme garra, que pode chegar a oito centímetros - maior do que um urso polar - ganhou o mundo neste mês. O registro de um tatu gigante brasileiro, espécie típica do Pantanal, foi feito em Mato Grosso do Sul durante procedimento de rotina para acompanhar os hábitos do animal e desenvolver ações de conservação.

A foto tem autoria de Gabriel Massocato, pesquisador do IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas), durante medição do animal em Mato Grosso do Sul.

"A garra do meio é maior do que as de um urso polar, podendo crescer até 8 centímetros. A foto foi tirada durante procedimento de rotina, no qual são tomadas medidas do corpo das espécies e anexado localizador de GPS, para monitoramento de seus hábitos", explica. 

“Essas garras maciças facilmente rasgam os montes de cupim e cavam buracos”, detalhou.

A imagem foi replicada até pelo Houston Zoo, localizado no  Texas. O local é um dos maiores dos Estados Unidos e que faz um forte trabalho de preservação ambiental das espécies na natureza.

Tanto é, que o zoológico vem reestruturando seus ambientes para construir um recinto exclusivamente dedicado ao bioma Pantanal. Todas as espécies - algumas que já se encontram no espaço - fora m encaminhadas ao local após sofrerem maus tratos ou graves ferimentos.

Em quatro anos, o local vai abrigar espécies como a onça-pintada, anta, ariranha, tamanduá e capivara em um espaço específico, reproduzindo o ecossistema pantaneiro.

Na página no Facebook é possível acessar outras imagens e informações sobre o tatu gigante. 

Nos siga no Google Notícias