ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

Governo do MS quer montar brigada permanente no Pantanal

Planejamento de prevenção e combate a queimadas florestais está sendo elaborado

Lucia Morel | 18/10/2020 09:01
Brigadistas do PrevFogo são acionados em demanda sazonal, sempre a partir de junho, quando os incêndios florestais se intensificam. Ideia é ter grupo permanente de pronta resposta. (Foto: PrevFogo)
Brigadistas do PrevFogo são acionados em demanda sazonal, sempre a partir de junho, quando os incêndios florestais se intensificam. Ideia é ter grupo permanente de pronta resposta. (Foto: PrevFogo)

Mato Grosso do Sul prepara a criação de uma brigada permanente de prevenção e combate a incêndios no Pantanal. Diante do cenário trágico do bioma em 2020 e depois de estragos já recordes em 2019, o governo terá um plano, com base em orientações do Corpo de Bombeiros e outras forças, para manter combatentes permanentemente por lá.

Em live transmitida pela redes sociais, o secretário da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, enfatizou a necessidade desse tipo de estrutura, já a preparando para os incêndios de 2021.

“Temos que ter uma estrutura adequada de prevenção e combate para ação imediata quando as queimadas começarem”, destacou o secretário. Os bombeiros já teriam encaminhado à Semagro uma lista de materiais necessários a serem adquiridos para a brigada, como abafadores, bombas costais e outros.

O tenente-coronel bombeiro, Waldemir Moreira, explica que o plano deve estar finalizado até abril, para entrada em vigor a partir de maio. Até lá, pantaneiros devem ser treinados e capacitados para atuarem na prevenção e combate.

O principal objetivo com a capacitação e implantação de brigadas é atuar na prevenção do fogo. “As brigadas atuam no combate assim que o fogo inicia e vamos montar brigadas para a prevenção. Eles vão fazer o primeiro combate até a chegada das equipes com mais equipamentos”, disse Moreira.

Segundo ele, sem melhor estrutura, que será possível com as brigadas, a atuação dos bombeiros é de apenas apagar incêndios, sem condições de realizar qualquer tipo de prevenção ao fogo.

“Já existe uma lei referente a incêndios florestais, mas precisa de normas técnicas e estruturar, por exemplo, que em todas as fazendas, na verdade a área rural como um todo, possa se equipar e ajudar para dar essa resposta rápida aos incêndios”, sustenta, lembrando que peões, pantaneiros e pantaneiras deverão ser capacitados para fazerem parte das brigadas.

Além do Pantanal, o plano vai nortear ações para os outros dois biomas presentes em Mato Grosso do Sul: Mata Atlântica e Cerrado.

Nos siga no Google Notícias