ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Meio Ambiente

Homem compra de indígena madeira ilegal retirada de reserva e é multado pela PMA

Renata Volpe Haddad | 27/11/2015 13:12
Madeira foi retirada de reserva com permissão de indígena. (Foto: Divulgação)
Madeira foi retirada de reserva com permissão de indígena. (Foto: Divulgação)

Um caminhão carregado com madeira aroeira e ipê retirada de reserva indígena, foi apreendido pela PMA (Polícia Militar Ambiental) durante fiscalização realizada ontem (26) em Bodoquena, distante 266 km de Campo Grande.

Os policiais abordaram um veículo Fiat Uno no qual estava apenas um condutor que ficou muito nervoso. Em seguida, um caminhão Mercedes Benz, que transportava a madeira ilegal, também foi abordado e nele estavam duas pessoas.

Fazendo serviço de batedor, o condutor do Uno afirmou que teria comprado a aroeira que é protegida por lei e também madeira da espécie ipê, em uma fazenda da reserva indígena Kadiwéu, de um indígena, que estava no caminhão junto com o motorista, que não possuía autorização do órgão ambiental.

A PMA autuou os três infratores, residentes em Bodoquena em R$ 15,9 mil, perfazendo R$ 47,7 mil. Os autuados foram encaminhados, juntamente com o material apreendido, à delegacia de Polícia Civil de Bodoquena e responderão por crime ambiental. Se condenados, poderão pegar pena de um a dois anos de reclusão. A pena é agravada devido ao corte proibido da aroeira.

A portaria 83N de 1991 do IBAMA proíbe o corte da aroeira e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.

Nos siga no Google Notícias