ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

Incêndios em terrenos aumentam 19% em relação a 2014 no Estado

Viviane Oliveira | 03/08/2015 12:22
Incêndio em área próxima ao aeroporto foi registrado na semana passada e ontem também.  (Foto: Fernandes Antunes)
Incêndio em área próxima ao aeroporto foi registrado na semana passada e ontem também. (Foto: Fernandes Antunes)

Mal começou o tempo seco e o número de incêndios em terrenos baldios e vegetação já aumentou em Mato Grosso do Sul. O total de focos deste semestre já é 19% superior ao do mesmo período do ano passado. Em 2014, de janeiro a agosto, foram registrados 592 casos, enquanto este ano já são 710.

Conforme o meteorologista da Uniderp/Anhanguera, Natálio Abrão, já são 17 dias sem chuva no Estado. Há previsão de chuva apenas para o dia 14 de agosto. Até lá, a umidade relativa do ar deve ficar bem abaixo do ideal para a saúde. De ontem para hoje, em Campo Grande, o Corpo de Bombeiros já contabilizou mais de 14 ocorrências de fogo no mato.

De acordo com a assessoria de imprensa da corporação, foram registrados incêndios em vegetação no Bairro Santo Antônio, região do Aeroporto, no Nova lima, Jardim Noroeste, Jardim Carioca, Taquaral Bosque, BR-262, Morada Verde, Tijuca, Rita Vieira, Aero Rancho e Lagoa da Cruz. A maior parte dos incêndios registrados na cidade foi causado por alguém.

O período seco começou na semana retrasada devido o sistema de alta pressão vinda do Atlântico Sul, que provoca elevação das temperaturas e poucas chuvas. O vento, responsável pela propagação do fogo, também deve ficar mais intenso, principalmente neste mês.

Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a semana começou com temperatura elevada e com tempo bem seco. A umidade relativa do ar deve ficar em torno de 20% na parte da tarde, especialmente em áreas do norte do estado. O ideal para a saúde humana é umidade em 60%.

Nos siga no Google Notícias