ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Inpe aponta redução de 63% em incêndios no Pantanal neste ano

Levantamento foi catalogado pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS

Aletheya Alves | 08/12/2021 16:19
Incêndio florestal no Pantanal em 2021. (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros Militar)
Incêndio florestal no Pantanal em 2021. (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros Militar)

Levantamento feito pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) indica que o número de focos de incêndio no Pantanal neste ano teve redução de 63% em relação a 2020. Os dados foram catalogados pelo Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul).

Conforme o levantamento, entre janeiro e novembro do ano passado foram identificados 21.893 focos de incêndio, queimando mais de 1 milhão de hectares de vegetação. No mesmo período de 2021, o Inpe aponta que foram registrados 8.110 focos.

Após a catástrofe do ano passado, mais de R$ 56 milhões foram aplicados pelo governo do Estado em equipamentos, ações de prevenção e combate aos incêndios. Entre as medidas estão a compra de uma aeronave dedicada apenas ao combate para uso dos bombeiros.

Todos os tipos de queimadas também foram proibidas entre julho e novembro, sendo que a proibição segue em vigência até o fim do ano para a planície pantaneira.

Conforme divulgado pelo Campo Grande News em novembro, além da destruição ambiental, os incêndios florestais provocaram prejuízo de mais de meio bilhão de reais entre 2016 e 2021. Conforme a CNM (Confederação Nacional de Municípios), Mato Grosso do Sul é o estado brasileiro que mais sofreu economicamente devido às ocorrências florestais.

Nos siga no Google Notícias