ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Meio Ambiente

Inverno chega dia 20, traz poucas chuvas e ameaça geração de energia

Com o fenômeno La Niña, chove pouco em Mato Grosso do Sul até meados de setembro

Caroline Maldonado | 12/06/2021 12:27
Está prevista pelo menos uma massa polar fraca até o final de junho e mais duas até o final de julho, trazendo temperaturas baixas próximas de cinco graus no centro-sul e em Campo Grande (Foto: Kísie Ainoã)
Está prevista pelo menos uma massa polar fraca até o final de junho e mais duas até o final de julho, trazendo temperaturas baixas próximas de cinco graus no centro-sul e em Campo Grande (Foto: Kísie Ainoã)

Deve escurecer mais cedo no dia 20 de junho, o primeiro do inverno e o mais curto do ano, com apenas dez horas de sol. Em contrapartida, a noite será a mais longa com 14 horas de escuro, conforme a previsão divulgada pelo meteorologista Natálio Abrãao, da Estação Meteorológica da Universidade Anhanguera Uniderp. Com o fenômeno La Niña, até meados de setembro, chove pouco em Mato Grosso do Sul. A falta de chuva na porção central do Brasil deve ter consequências nas bacias das hidrelétricas, o que pode comprometer a geração de energia.

É prevista pelo menos uma massa polar fraca até o final de junho e mais duas até o final de julho, trazendo temperaturas baixas próximas de cinco graus no centro-sul e em Campo Grande. Apesar de algumas manhãs com temperaturas mínimas abaixo dos 20 graus e chances de geadas no extremo sul do Estado, caso cheguem massas de ar polares, o inverno trará também dias de calor e umidade relativa baixa. A estação mais fria termina em setembro, dando espaço à primavera que chega no dia 22 do mesmo mês.

A primeira geada no Estado pode vir ainda em junho, segundo o meteorologista. “No mês de julho os modelos indicam ocorrência de forte massa de ar polar em meados do mês, causando pouca chuva na região sul, sudeste, centro e parte do oeste do Estado, mas a queda nas temperaturas serão sensíveis com forte intensidade”, detalha Abrãao.

Como de costume no inverno os nevoeiros devem ocorrer no centro-sul de Mato Grosso do Sul, principalmente entre Ponta Porã e Amambai. As chances de ocorrência de geadas entre Campo Grande e Sete Quedas no extremo sul do estado é de 60% no final de junho e de 70% em meados de julho. Nestes dias, os termômetros podem registrar temperaturas abaixo de sete graus em Ponta Porã, Amambaí, Dourados, Paranhos, Eldorado, Mundo Novo, Maracaju, Rio Brilhante e Sete Quedas e demais cidades situadas no centro-sul.

Neste inverno, deve chover menos do que a média, que é de 35 milímetros, em todo MS. No entanto, em agosto chuvas mais frequentes devem ocorrer no centro-sul do Estado, entre Campo Grande e Sete Quedas. Nessas cidades chove a quantidade média ou pouco mais. Nas demais regiões, a tendência é de valores abaixo do esperado. Em setembro, até o final da primeira, os índices de chuvas serão abaixo das médias. As temperaturas estarão elevadas e a umidade relativa do ar em valores mínimos de alerta.

Previsão é de temperaturas máximas acima dos 32 graus, nos dias mais quentes (Foto: Kísie Ainoã)
Previsão é de temperaturas máximas acima dos 32 graus, nos dias mais quentes (Foto: Kísie Ainoã)

Calor - Nos dias mais quentes, o sul-mato-grossense pode esperar ar seco, estiagem prolongada e o vento calmo. Os índices de umidade abaixo de 30% são esperados entre julho e setembro, bem como temperaturas máximas acima dos 32 graus, até o fim da estação. Também estão previstas inversões térmicas que causam nevoeiros com alta umidade, névoas e neblinas. Em dias de umidade baixa devem ocorrer as névoas-secas.

Nos siga no Google Notícias