ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

Pesquisador da Embrapa quer ampliar debate sobre limitação à pesca do dourado

Fabiano Arruda | 25/03/2011 10:34

Modalidade pesque e solte ganha força na discussão

Associação diz que há indícios diminuição do estoque de dourado na região de Corumbá. (Foto: Guilherme Mourão)
Associação diz que há indícios diminuição do estoque de dourado na região de Corumbá. (Foto: Guilherme Mourão)

Após reunião sobre a limitação da pesca do dourado na Bacia do Rio Paraguai, a Embrapa Pantanal engrossou a defesa da tese e sugeriu que as discussões sobre o tema sejam ampliadas.

Países vizinhos, como Argentina e Paraguai, já proibiram a pesca do dourado, praticada apenas no pesque e solte. A ideia é bastante defendida por ambientalistas no Estado.

Para a Embrapa, outro agravante para aprofundar o debate em Mato Grosso do Sul é que há indícios que a mortalidade do dourado seja alta após a devolução do peixe ao rio.

A Acert (Associação Corumbaense das Empresas Regionais de Turismo), que também participou do encontro, defende a pesca apenas na modalidade pesque e solte, sobretudo porque sente uma “diminuição da ocorrência da espécie na região”.

O pesquisador da empresa Agostinho Castella acompanhou a reunião. Segundo ele, o dourado é um dos principais atrativos da pesca amadora na região e importante espécie para a pesca profissional.

Ele também chamou atenção para o alto valor de venda do dourado, principalmente, para os pescadores profissionais artesanais.

"Para eles é um peixe importante, se deixarem de pescar, que compensação vão ter”, questiona.

Castella sugeriu que o assunto seja levado ao Conpesca/MS (Conselho Estadual da Pesca), órgão ligado a Sema (Secretaria Estadual de Meio Ambiente), para ser debatido de forma abrangente.

“Com base em dados já coletados, vamos apresentar os resultados de estudos sobre crescimento e avaliação do nível de exploração do estoque e, com base nos dados do SCPESCA/MS, vamos avaliar o rendimento da pesca do dourado, a fim de contribuir com informações para as tomadas de decisões”, revela o pesquisador.

Polêmica - O Campo Grande News tem mostrado a opinião de ambientalistas, pescadores e políticos em torno de uma lei mais restritiva.

Atualmente, a lei que está em vigor tem itens suspensos pela Justiça, por estar sendo questionada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

A legislação, reativada parcialmente na semana passada pelo TJ (Tribunal de Justiça), foi regulamentada ontem pela Semac (Secretaria de Meio Ambiente, Planejamento, Ciência e Tecnologia).

O texto traz todas as regras para a pesca no Estado, entre eles as áreas onde a pesca tem restrições e até proibição total. Dez rios têm restrições à pesca.

A resolução traz os rios onde a pesca é vedada, onde é permitido apenas o pesque e solte, de subsistência e científica. Trata também da utilização de petrechos, bemo como limite de captura e transporte de pescado.

Nos siga no Google Notícias