Maio tem chuvas abaixo da média em MS, mas Capital registra maior volume
Boletim do Cemtec aponta que os maiores acumulados de chuva foram registrados nas regiões central e norte
Em maio, as chuvas ficaram abaixo da média histórica em 38 cidades de Mato Grosso do Sul. Mesmo com volume 4% menor que o esperado, Campo Grande registrou a maior precipitação do Estado, com 84,6 milímetros.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O boletim do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) aponta que os maiores acumulados, variando entre 45 e 90 milímetros, foram registrados nas regiões central e norte do Estado. Por outro lado, as regiões sudoeste e sudeste foram as mais impactadas, com os menores volumes em relação à média histórica.
O levantamento também traz outros destaques, como a menor temperatura registrada no mês, que foi de 0,7ºC em Rio Brilhante, a 161 quilômetros da Capital. Já a maior temperatura foi de 35,2ºC no município de Água Clara.
Em relação à umidade do ar, o menor índice foi de 21% em Sonora, no dia 21 de maio. A maior rajada de vento registrada no mês chegou a 109 km/h no município de Iguatemi.
Veja a seguir os 38 municípios que tiveram chuvas abaixo da média histórica:
Previsão para junho - A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para o mês de junho em Mato Grosso do Sul indica um período de chuvas abaixo da média histórica, refletindo o início da estação seca que afeta a toda a região Centro-Oeste. Segundo o órgão, o volume de precipitações deve ficar entre 30 mm e 80 mm no Estado, com possibilidade de valores ainda mais baixos em algumas áreas.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.