ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Meio Ambiente

Meteorologia coloca Mato Grosso do Sul em alerta de temporal e onda de calor

Previsão é de que ainda haja queda de granizo em alguns pontos do Estado até o final da semana

Ana Paula Chuva | 17/01/2022 12:33
Mulher se protegendo do sol de 33º C na Capital, que não está sob alerta. (Foto: Marcos Maluf)
Mulher se protegendo do sol de 33º C na Capital, que não está sob alerta. (Foto: Marcos Maluf)

Mato Grosso do Sul vive duas realidades climáticas nesta segunda-feira (17), já que a meteorologia emitiu dois alertas - um de temporal e outro de onda de calor - em pontos quase extremos do mapa do Estado.

O de onda de calor é para onze cidades no sul do Estado e vale até a noite da quarta-feira (19). Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), durante o período do aviso as temperaturas podem ficar 5º acima da média, deixando em risco a saúde humana.

Neste caso, os municípios em alerta são: Amambai, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Mundo Novo, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru.

Já o alerta de perigo potencial para chuvas intensas vale para a região leste de Mato Grosso do Sul. Neste caso, o aviso vale até às 10h de terça-feira (18) e o acumulado de chuva pode chegar aos 50 mm/dia com ventos de até 60 km/h.

Há possibilidade de queda de energia e de árvores, além de alagamentos e descargas elétricas em 19 cidades. Por isso, a recomendação é não se abrigar debaixo de árvores ou estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda.

As cidades sob o aviso são: Água Clara, Alcinópolis, Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.

Em caso de emergência, basta entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou com a Defesa Civil no 199.

Mudança - De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a previsão é que a partir de quarta-feira, o tempo mude e ocorram tempestades com queda de granizo em grande parte do Estado.

Para hoje e amanhã, o previsto é tempo estável com temperaturas altas por conta de um sistema de alta pressão que favorece o tempo quente e seco, com termômetros chegando aos 38ºC nas regiões pantaneira, sudoeste e parte do sul da região leste.

Já na noite de terça, o tempo muda e está prevista a chegada de chuva e tempestade acompanhada de raios e ventania na região leste. Para quarta e quinta-feira, a previsão é de chuva intensa com raios, ventania e possibilidade de queda de granizo, também na região centro-norte. Para o restante do Estado, a previsão é de pancadas de chuvas isoladas.

Nos siga no Google Notícias