ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Meteorologia prevê nova tempestade de poeira em MS

O Climatempo publicou que o evento poderá acontecer novamente em Mato Grosso do Sul, no próximo domingo

Guilherme Correia | 22/10/2021 07:33
Tempestade de areia fez tarde virar noite em Campo Grande. Na imagem, o bairro Tijuca. (Foto: Arquivo)
Tempestade de areia fez tarde virar noite em Campo Grande. Na imagem, o bairro Tijuca. (Foto: Arquivo)

De acordo com a empresa Climatempo, que divulga informações meteorológicas em todo o País, há previsão de que Mato Grosso do Sul seja atingido, novamente, por uma tempestade de poeira no próximo domingo (24), ainda que em menor intensidade que a outra vez.

Em entrevista publicada ontem pelo Campo Grande News, o professor e pesquisador em Climatologia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Julio Cesar Gonçalves, explicou que esse acontecimento foi gerado a partir de uma combinação entre uma frente fria, que vem do sul, com o solo ressequido - esse, que é provocado por incêndios florestais e atividades predatórias da agropecuária.

Na última sexta-feira (15), esse evento atingiu ao menos 10 municípios sul-mato-grossenses e fez o dia virar noite em Campo Grande. Junto ao temporal, ao menos, 10 pessoas morreram no Estado, seja por embarcações que afundaram ou por descargas elétricas durante reparos.

Segundo a companhia, isso poderia ser provocado por conta da combinação de fortes ventanias e da passagem dessa frente fria. "A forte incidência de temporais gera risco iminente de vendaval e a possibilidade de levantamento de poeira novamente", diz o Climatempo.

"A combinação destes fatores: chegada de temporal, vendavais, e solo seco gera a possibilidade da formação de nova nuvem de poeira, mesmo que de forma menos intensa que a observada na última semana", completa.

Entretanto, Gonçalves entende que, possivelmente, não deve acontecer o mesmo fenômeno. "Com o aumento da umidade do solo em decorrência das chuvas mais intensas, início do plantio (menos solos expostos) e a diminuição dos incêndios no Cerrado e Pantanal, não favorece a ocorrência de novos fenômenos como este visto no dia 15".

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), há um alerta de tempestade com perigo para o próximo sábado em determinados municípios. Além de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, pode haver "ventos intensos, queda de granizo, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos".

Área em laranja indica temporal em grande parte de MS no sábado. (Arte: Inmet)
Área em laranja indica temporal em grande parte de MS no sábado. (Arte: Inmet)

Previsão do tempoSegundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de Mato Grosso do Sul), há previsão de chuvas com tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento entre 50km/h a 100Km/h para o fim de semana, em todos os municípios sul-mato-grossenses.

No entanto, na sexta-feira (22), deve acontecer um dia ensolarado e com poucas nuvens, com expectativa de pequenas pancadas de chuva isoladas na região sudoeste e no Pantanal. Além disso, a temperatura deverá ficar entre 15ºC, sobretudo na madrugada, e 37ºC em lugares que fazem parte do bioma pantaneiro.

Segundo o órgão estadual, hoje, há mais chance de chuvas fortes nas macrorregiões de Campo Grande e de Corumbá. Já nas proximidades de Três Lagoas, Paranaíba, Dourados e Sete Quedas, a probabilidade é menor.

Confira abaixo vídeo que mostra a chegada da tempestade de areia na Capital no dia 15.


Nos siga no Google Notícias