ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Ministério Público investiga destino de chorume do aterro sanitário

Aline dos Santos | 30/01/2013 12:30
Gestão do lixo virou alvo de quatro investigações do MPE. (Foto: Luciano Muta)
Gestão do lixo virou alvo de quatro investigações do MPE. (Foto: Luciano Muta)

O MPE (Ministério Público Estadual) vai investigar a destinação do chorume gerado pelo aterro sanitário Dom Antônio Barbosa II, em Campo Grande. Conforme o inquérito civil, será apurada a viabilidade ambiental de recebimento do chorume pela ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Los Angeles e a eficiência do tratamento. A Prefeitura e a empresa Águas Guariroba deverão prestar informações.

O chorume é o líquido poluente originário do processo de decomposição de resíduos orgânicos. O procedimento está sob a responsabilidade do promotor Eduardo Franco Cândia, da 26ª Promotoria de Justiça.

Neste ano, o MPE já abriu quatro investigações sobre o lixão e o aterro sanitário. O primeiro é sobre o processo licitatório vencido pela CG Solurb, que vai receber R$ 1,3 bilhão da Prefeitura para fazer a gestão dos resíduos sólidos por 25 anos.

Outro procedimento averigua a destinação final do lixo no aterro. E, por fim, o Ministério Público apura a adequação do licenciamento ambiental do aterro sanitário e a redução da espessura da manta impermeabilizante.

O aterro foi ativado em novembro do ano passado. A Justiça Federal chegou a suspender as obras, mas liberou o funcionamento após pedido de reconsideração da Prefeitura. Como a usina de triagem, que faz a separação dos materiais, funciona de forma improvisada, o aterro recebe todo o lixo, comprometendo a sua capacidade.

Nos siga no Google Notícias