ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Moradores acordam contando prejuízos após vento levar telhas e derrubar energia

Chuva forte e vendaval registrados ontem, em Campo Grande, deixaram estragos pela cidade

Guilherme Correia e Cleber Gellio | 17/08/2022 09:39
Morador está sem energia elétrica na casa onde vive, após as chuvas fortes. (Foto: Marcos Maluf)
Morador está sem energia elétrica na casa onde vive, após as chuvas fortes. (Foto: Marcos Maluf)

Tempestade registrada ontem (16) em Campo Grande destelhou parte da casa do aposentado Edson Gomes da Silva, de 67 anos. Ele mora no final da Rua Araraquara, no Jardim Campo Nobre, em um barraco de madeira, junto ao irmão.

Ao todo, os dois recebem pouco mais de um salário mínimo e, neste caso, os efeitos climáticos vão dificultar ainda mais o orçamento.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O dinheiro não dá para comer e muito menos para comprar material para cobrir esse telhado”, diz Edson.

Em decorrência da chuva, a geladeira dos irmãos também queimou e o local onde vivem segue sem energia elétrica. Ele recebe R$ 400, já que a maior parte da aposentadoria é consumida por um empréstimo em seu nome, o qual ele diz ter sofrido um golpe. “Não sei como fizeram esse empréstimo. Já tem advogado da Defensoria cuidando disso.”

O irmão, que trabalha como vigia noturno, ganha menos de um salário mínimo. “A gente vai se ajudando para conseguir sobreviver.

Os ventos que antecederam a chegada da chuva da tarde desta terça-feira (16), na Capital, chegaram aos 85,19 km/h, de acordo com o meteorologista Natálio Abrahão. A velocidade média da ventania foi de 57,38 km/h, com rajadas de 85,19 km/h. Houve também registro de tempestade de poeira.

Ainda conforme previsão do tempo, a chuva continua até quinta-feira (18) e será acompanhada de queda na temperatura. Há possibilidade também chuva de granizo e até geada em vários pontos do Estado. O declínio na temperatura começa amanhã (17) e segue até o próximo sábado (20), segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Portão no Jardim Campo Nobre cedeu com ventania forte. (Foto: Marcos Maluf)
Portão no Jardim Campo Nobre cedeu com ventania forte. (Foto: Marcos Maluf)

Estragos da chuva - Na Rua Luís Chinaglia, no Campo Nobre, um pedaço grande de árvore caiu sobre fiação e derrubou energia de uma casa. O portão da residência também cedeu, com o vento forte.

Moradora da região afirma que ninguém se feriu. Na Rua Jaúna, no Jardim Canguru, que não possui pavimentação, parte da árvore caiu e bloqueou a via.

Ruas ficaram alagadas na região próxima à Lagoa Itatiaia, no Bairro Tiradentes. (Foto: Marcos Maluf)
Ruas ficaram alagadas na região próxima à Lagoa Itatiaia, no Bairro Tiradentes. (Foto: Marcos Maluf)

Nesta quarta-feira, há previsão de chuvas intensas, ventos fortes e possibilidade de queda de granizo em todo o Estado, fazendo a temperatura cair cerca de 10°C até o fim do dia. Na quinta-feira (18), a frente fria avança acompanhada de chuvas e rajadas de vento.

Com a temperatura ainda em queda, os termômetros ficarão entre 8°C e 12°C, com baixa sensação térmica. Em caso de necessidade, acione a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Nos siga no Google Notícias