ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

MP abre inquérito para investigar se há rejeitos de minério em barragem

Renata Volpe Haddad | 11/03/2016 13:32
Conforme denúncia de empresário, peixes do rio Paraguai morreram devido a rejeitos de minérios que estão na água. (Foto: Divulgação)
Conforme denúncia de empresário, peixes do rio Paraguai morreram devido a rejeitos de minérios que estão na água. (Foto: Divulgação)

A 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Corumbá, distante 419 km de Campo Grande, instaurou Inquérito Civil na última terça-feira (8) para averiguar a situação estrutural das barragens de rejeitos de minério localizadas no Morro do Urucum e Morro Santa Cruz de responsabilidade da empresa Vale.

Conforme a publicação, a promotora de Justiça, Ana Rachel Borges de Figueiredo Nina, determinou ainda o parecer técnico do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) para o saneamento das irregularidades.

Oito técnicos do Imasul vistoriaram em dezembro, 14 barragens nas minas de Antônio Maria Coelho e Morro Urucum, pertencentes à companhia Vale e, numa análise preliminar técnica e visual, não constataram quaisquer indícios que sinalizem a possibilidade de uma ocorrência como a que atingiu a região de Mariana, Minas Gerais, onde 15 pessoas morreram com o rompimento da barragem.

Além da vistoria, foi coletado amostras de água em rios próximos ao local das barragens, para análise em laboratório.

Denúncia - O empresário, Reginaldo Costa, 30, alegou que fez uma denúncia para o Ministério Público, pois com a cheia do rio Paraguai, rejeitos de minério que estavam na borda do rio, foram arrastados para dentro da água.

"Como trabalho com pescarias no Pantanal, estou em contato direto e há 40 dias percebi que o rejeito de minério está indo pro rio o que causou a morte de muitos peixes, mas nas estradas também é possível ver os rejeitos", explica o empresário ao Campo Grande News.

Conforme Costa, ele mobilizou algumas pessoas e denunciou o caso ao ministério. "Quero que isso se resolva, porque está agredindo muito o meio ambiente e o Pantanal", afirmou.

Ainda segundo o empresário, ele não chegou a entrar em contato com a Vale. "Mobilizei muitas pessoas e cheguei a receber ligações da Vale, mas não atendi porque não me interessa o que vão dizer, porque eu sei o que eu vejo todos os dias no Pantanal", informou.

Ministério Público - De acordo com a assessoria da promotora de Justiça, Ana Rachel Borges de Figueiredo Nina, a denúncia sobre a mortandade dos peixes nunca chegou ao ministério e o inquérito foi instaurado devido ao relatório do Imasul encaminhado ao MP no final de fevereiro.

Nos siga no Google Notícias