ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

MPE investiga uso de produtos vencidos para análise da água no Imasul

Aline dos Santos | 28/03/2014 10:35
Programa faz monitoramento da água desde 1994. (Foto: Marcos Ermínio)
Programa faz monitoramento da água desde 1994. (Foto: Marcos Ermínio)

O MPE (Ministério Público Estadual) apura a utilização de produtos químicos (reagentes) com prazo de validade expirado para análise de água nos laboratórios da UCCA (Unidade Centro de Controle Ambiental), no Imasul (Instituto do Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul).

De acordo com denúncia anônima, com uso de produtos vencidos o resultado da qualidade da água superficial, proveniente de amostras coletadas para o programa estadual de monitoramento e fiscalização ambiental e para terceiros, fica prejudicado, além de causar interpretações e ações inadequadas. A informação é apurada por meio do inquérito civil 003/2014.

Desde 14 de fevereiro, o MPE encaminhou três ofícios à Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) com prazo de dez dias pra vistoria nos laboratórios. A última solicitação é datada de segunda-feira, dia 24 de março.

Também foram solicitadas informações ao Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). No órgão, os ofícios foram recebidos em 18 de fevereiro, 11 de março e 24 de março. Em 28 de fevereiro, o Imasul solicitou prazo de 30 dias para encaminhar os esclarecimentos.

De acordo com o diretor-presidente do Imasul e titular da Semac (Secretaria estadual de Meio Ambiente, do Planejamento da Ciência e Tecnologia), Carlos Alberto Negreiros Said Menezes, a denúncia não procede.

“Isso não existe. Havia, de fato, alguns vidros de reagentes vencidos, porque estávamos construindo o novo local de armazenamento. Mas não estavam sendo usados”, afirma. Segundo ele, os produtos são armazenados até a formação de um lote que será destinado à destruição final.

O programa de monitoramento da água é desenvolvido desde 1994 e, conforme divulgação do Imasul, é um dos mais importantes instrumentos da gestão ambiental. O projeto consiste, basicamente, no acompanhamento sistemático dos aspectos qualitativos das águas.

Nos siga no Google Notícias