ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

MPF cobra medidas para garantir segurança de barragens em assentamento

Vistorias apontaram para situações que podem levar ao rompimento de barragens, processos erosivos e fuga de água

Gabriel Neris | 12/08/2019 17:44

O MPF (Ministério Público Federal) em Mato Grosso do Sul instaurou procedimento para cobrar medidas que garantam a segurança de barragens de água no assentamento Eldorado 2, em Sidrolândia, município localizado a 71 km de Campo Grande.

De acordo com a PNSB (Política Nacional de Segurança de Barragens), do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), ao menos uma delas foi classificada na categoria de risto alta e dano potencial associado alto.

Vistorias da PMA (Polícia Militar Ambiental), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, no primeiro semestre deste ano, identificaram situações que podem levar ao rompimento de barragens, como processos erosivos e fuga de água em determinados pontos da estrutura. Também foi constatado que não há Licença Ambiental das barragens.

O MPF aponta que cobrou da prefeitura, do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), a Marinha e o Imasul, informações sobre providências, inspeções periódicas, manutenção e fiscalização das barragens, elaboração de Plano de Segurança de Barragem e Plano de Ação de Emergência.

O Ministério Público aponta que o Incra é responsável pelas barragens e também pela elaboração do plano, e que também deve informar sobre “qualquer anomalia ou não conformidade que implique em risco imediato à segurança do barramento, ou que afete a sua capacidade normal de operação, ou ainda que coloque em risco a população a jusante”.

O Campo Grande News procurou o Incra, mas não houve resposta até a publicação desta reportagem.

Nos siga no Google Notícias