ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

No Pantanal, brigadista enfrentam fogo até dentro de área alagada

Equipe afunda vegetação queimada com os pés e a água ultrapassa a altura dos joelhos

Por Kamila Alcântara | 09/06/2024 11:00



Os focos de incêndio no Pantanal em Corumbá, a 428 km de Campo Grande, acabam até por cima da vegetação dos alagados. Em registro publicado nas redes sociais esta semana, a Brigada Pantanal Prevfogo mostra o trabalha na "linha do fogo", para que as chamas não avancem e cheguem na parte seca.

Formada por dez pessoas, a equipe caminha lado a lado da vegetação queimada e vai "afundando" as partes que ainda não haviam sido atingidas. A água sobe e chega a cobrir os joelhos dos brigadistas

"Aqui é o combate no Pantanal, dentro da água. O pessoal na linha do fogo e vai simplesmente afundando no aguaceiro", narra o combatente que filma o trabalho. A Prevfogo é a equipe de prevenção e combate aos incêndios do Ibama.

Outra frente - Equipes da BAP (Brigada Alto Pantanal), do IHP (Instituto Homem Pantaneiro) também atuam no combate aos incêndios na região de Corumbá. Desde quando a equipe passou a atuar na linha de frente, já foram percorridos  mais de 170 km.

A comunidade na região está dando apoio em algumas atividades também. A BAP vem realizando, desde o dia 4, linhas de defesa para proteger comunidades, escolas e também realizou combate direto do fogo.

Além disso, há equipes do Corpo de Bombeiros, com 80 militares envolvidos em operações de combate aos incêndios, incluindo 73 bombeiros militares e dois bombeiros militares do Grupamento Aéreo. Eles estão com o apoio de cinco policiais militares e uma aeronave dedicada ao suporte aéreo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias