ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, QUINTA  19    CAMPO GRANDE 38º

Meio Ambiente

Onda de calor passa por MS com sensação térmica de 42°C

As temperaturas mais altas devem ser registradas em algumas cidades da região Norte do Estado, como Coxim

Izabela Cavalcanti | 13/09/2022 09:58
Fim de tarde com sol, na Avenida Afonso Pena, em Campo Grande (Foto: Paulo Francis)
Fim de tarde com sol, na Avenida Afonso Pena, em Campo Grande (Foto: Paulo Francis)

 Mato Grosso do Sul enfrenta onda de calor, com temperaturas que podem chegar a 40°C, principalmente no norte do Estado. A sensação térmica deve ser de 42°C. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta, ontem (12) com o aviso meteorológico, como “perigo potencial”.

Estão na lista 12 municípios: Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes e Sonora. O alerta termina dia 14 de setembro, com temperaturas a 5ºC acima da média prevista.

“Como não vem chovendo, a massa de ar seco começa a ficar mais intensa e com isso as temperaturas tem esse pico alto. Isso caracteriza como onda de calor”, explica o meteorologista do Instituto, Mamedes Luiz Melo.

Já o meteorologista Nathálio Abrahão informa que a sensação térmica deve passar de 42°C no norte do Estado. “Acredito que não deve chegar a 40°C, mas vai ficar no máximo a 39°C mais no norte do Estado, com sensação térmica de 42°C”, completa.

Ainda de acordo com Abrahão, a última vez que a temperatura de Mato Grosso do Sul chegou neste patamar foi em outubro do ano passado.

Temperaturas – Em Corumbá, a temperatura máxima prevista para hoje, é de 40°C, com umidade mínima de 20%. Já para amanhã, chega a 37°C.

Pedro Gome, Coxim, Rio Verde, Alcinópolis, também esperam 40°C. Três Lagoas e Camapuã registram, 39°C; Bodoquena 35°C; e em Miranda, os termômetros marcam 36°C. Na Capital, a temperatura máxima fica em 33°C, hoje.

Outros alertas – Além disso, Mato Grosso do Sul também tem alerta de tempestade em 38 municípios com previsão de queda de granizo  e de baixa umidade em 21 municípios, variando de 20% a 30%.

Nos siga no Google Notícias