ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Meio Ambiente

Operação da PF combate extração ilegal de madeira na reserva Kadiwéu

A reserva, que fica localizada em Porto Murtinho, se destaca neste mês pelo foco de incêndios

Aline dos Santos | 12/09/2019 08:19
Madeira foi apreendida na Operação Quebracho. (Foto: Divulgação/PF)
Madeira foi apreendida na Operação Quebracho. (Foto: Divulgação/PF)

A Operação Quebracho, realizada desde segunda-feira (dia 9) pela PF (Polícia Federal), Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e Funai (Fundação Nacional do Índio), combate crimes de desmatamento, queimada ilegal e exploração irregular de madeira na terra indígena Kadiwéu. Foram apreendidas 700 lascas de ipês, com multa de 3.260,40 ao posseiro da propriedade.

A reserva, que fica localizada na Serra da Bodoquena, nos municípios de Corumbá e Porto Murtinho, se destaca neste mês pelo foco de incêndios. A operação apura a retirada irregular de madeira em sete fazendas retomadas pelos indígenas, que são arrendadas para terceiros.

O levantamento começou após informações da Polícia Civil sobre a exploração ilegal de madeira em fazendas da região. Na sequência, a ferramenta de geoprocessamento confirmou a existência de pequenas clareiras e pontos de exploração ilegal na área indígena.

Equipes da força-tarefa foram ao local para identificar a autoria dos crimes ambientais eventualmente cometidos, autuar responsáveis legais pelas propriedades e apreender madeiras e equipamentos ilícitos.

Foram apreendidos motosserras, corrente de arrastão, motos e armas de fogo. Também foi identificada a presença de indivíduos que não pertenciam a etnias. Eles faziam o corte seletivo das árvores e alegaram ter sido contratados pelos indígenas.

Nome da operação, Quebracho é uma espécie de madeira explorada na região de Porto Murtinho, que muitas vezes é comercializada como aroeira, devido à semelhança entre as espécies. A PF fará coletiva de imprensa a partir das 10h em Campo Grande. A operação prossegue até amanhã (dia 13).

Nos siga no Google Notícias