ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Órgãos se mobilizam para retirar ninho de arara-canindé de palmeira oca

Renata Volpe Haddad | 21/09/2016 06:58
Araras fizeram ninho em cinta metálica colocada em palmeiras para auxiliar no crescimento e hoje, tem risco de despencar e ferir as aves e pessoas. (Foto: Aline Calderan/ Divulgação)
Araras fizeram ninho em cinta metálica colocada em palmeiras para auxiliar no crescimento e hoje, tem risco de despencar e ferir as aves e pessoas. (Foto: Aline Calderan/ Divulgação)

Uma cinta metálica colocada há alguns anos em palmeiras para auxiliar no crescimento das árvores virou ninho de araras da espécie Canindé e isso está causando risco para as aves e pessoas que passam pela região do Parque Linear do Segredo, já que a palmeira está oca e o objeto que pesa quase 10 quilos, pode despencar a qualquer momento.

Foi montada uma operação para retirar a cinta metálica que liga duas palmeiras e que mobiliza nesta manhã (21) Corpo de Bombeiros, Exército, Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e a Prefeitura de Campo Grande. O ninho passará por um manejo diferente e o Instituto Arara Azul acionou as equipes de trabalho para poder salvar os ninhos.

Os filhotes de araras têm aproximadamente uma semana de vida e pesam menos de 50 gramas. A cinta metálica que pesa quase 10 quilos e foi instalada há alguns anos, foi colocada pela prefeitura para auxiliar no crescimento das palmeiras.

De acordo com a presidente do Instituto Arara Azul e professora dos programas de mestrado e doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Uniderp, Neiva Guedes, as palmeiras acabaram secando, o que atraiu as araras. "Porém, com o desgaste causado pelo tempo e os fenômenos naturais, a parte superior dos troncos ficou oca o que aumenta as chances de rompimento há qualquer momento. Tal acidente provocaria a queda da cinta metálica, podendo matar as aves e causar um dano à população que trafega no local,” esclarece a bióloga.

Antes da remoção da cinta, biólogos do instituto serão içados pelo caminhão do Corpo de Bombeiros para retirar filhotes dos ninhos que passarão por avaliação de saúde, pesagem e medição no local.

Em seguida, as palmeiras receberão manejo ambiental para garantir mais segurança aos animais. “O envolvimento de vários órgãos públicos e a luta do Instituto pela conservação das araras, há 26 anos, demonstra que ter essas aves na cidade é realmente um orgulho”, completa.

A ação acontece entre 8h30 até às 11h e a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) também está envolvida e organizará o tráfego no local.

Nos siga no Google Notícias