ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

Palestras, plantio de mudas e concurso fotográfico alertam para preservação

Caroline Maldonado | 03/06/2016 09:42

“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado”, por isso cabe ao poder público e aos cidadãos preservar os recursos para as gerações futuras. Apesar de óbvio e previsto na Constituição Federal, esse direito sofre com entraves impostos pelo desenvolvimento econômico. Para reforçar a luta contra ações de pessoas e empresas que degradam a natureza sistematicamente, órgãos de Mato Grosso do Sul promovem eventos a partir de hoje (3), em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no domingo (5).

As programações da Semade (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico) e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) trazem uma série de atividades, que ocorrerão em Campo Grande e no município de Miranda, a 201 quilômetros da Capital.

Ibama - Na manhã de hoje (3), o Ibama abre a Semana do Meio Ambiente com solenidade pela manhã e panfletagem no posto de Miranda, a tarde. Na segunda-feira (6), as 8h30, será lançado o 1º Concurso Fotográfico do Ibama. Haverá ainda mostra de documentário sobre o Rio Taquari.

As 8h30 de terça-feira (7), a Msc. Profª Aparecida Cristina Piccolo ministra palestra com o tema “Plano de coleta seletiva de Campo Grande: um processo coletivo e participativo em construção”. Ela representa a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano). Na manhã de quarta-feira (8), os agentes estarão no Aeroporto Internacional de Campo Grande distribuindo panfletos.

Na quinta-feira (9), das 8h30 às 10h30, haverá ainda mostra de vídeos, palestra e teatro e oficinas do Programa Florestinha. O encerramento das atividades do Ibama ocorre na sexta-feira (10), com o resultado do concurso fotográfico, a partir das 8h30. Todas essas atividades ocorrerão na Superintendência do Ibama em Mato Grosso do Sul, na Rua Euclides da Cunha, nº 975, Jardim dos Estados, em Campo Grande.

Semade – Com o tema “Mato Grosso do Sul em Sintonia com o Meio Ambiente”, o Governo do Estado fará plantio de mudas na APP (Área de Preservação Permanente) do Córrego Sóter, no domingo, a partir das 15h.

A Associação Juliano Varela e o Projeto Florestinha participam da ação. Na segunda-feira, a partir das 8h, acontece a abertura oficial da Semana, com lançamentos e assinaturas no auditório do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

O superintendente de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Renato Roscoe, apresenta, às 9 horas, o programa Estado Carbono Neutro, voltado à orientação de políticas públicas referentes ao baixo carbono.

Em função desse projeto, Mato Grosso do Sul é o primeiro Estado a formalizar a criação de um programa para a mitigação e neutralização da emissão de gases de efeito estufa. Recentemente, Roscoe representou o governador Reinaldo Azambuja nos Estados Unidos, onde apresentou as políticas de Mudanças Climáticas e de Recuperação de Pastagens Degradadas de MS.

As 9h30, o presidente da Abema (Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente) e secretário de Meio Ambiente do Estado da Bahia, Eugênio Spengler palestra sobre gestão ambiental no Brasil.

A partir das 10h30, o analista ambiental da Coordenadoria de Mudança do Clima e Sustentabilidade da Secretaria de MMA (Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente), Mario Henrique Rodrigues Mendes, aborda a participação do Brasil na 21ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-21). Conforme o ministério, o país é o único dos demais em desenvolvimento a se comprometer com a redução absoluta de emissões de gases de efeito estufa para conter o aquecimento global. A semana tem ainda outras atividades. Clique aqui para ver a programação.

Nos siga no Google Notícias