ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Para restaurar vegetação, Pantanal recebe mudas de verduras e árvores frutíferas

Ação tem duas vertentes: restauração mais rápida dos ambientes e segurança alimentar das comunidades

Lucia Morel | 11/01/2022 16:31
Voluntário prepara barco com mudas para transporte às comunidades. (Foto: IHP/NFC)
Voluntário prepara barco com mudas para transporte às comunidades. (Foto: IHP/NFC)

Mudas de verduras e árvores frutíferas comuns ao Pantanal começarão a ser plantadas na região da Serra do Amolar, para a recuperação da vegetação queimada durante os incêndios em 2020. A iniciativa é do IHP (Instituto Homem Pantaneiro) em parceria com a organização NFC (Nós Fazemos o Clima).

Conforme o biólogo e agroflorestor, Murilo Arantes, a ação tem duas vertentes: restauração mais rápida dos ambientes e a segurança alimentar das comunidades pantaneiras contempladas. Além da Serra do Amolar, a comunidade São Lourenço também receberá as mudas.

“A gente entra com mais espécies e faz o manejo, ou seja, dinamiza o trabalho de restauração. A proposta para o futuro é ter essas áreas de referência, popularizar o conhecimento entre as comunidades e preparar o IHP para, caso tenha áreas impactadas pelo fogo futuramente, possa restaurá-las a partir da aplicação dessas técnicas”, afirma Arantes.

Para o presidente do instituto, coronel Ângelo Rabelo, a região se tornará um oásis. “O Moquem, uma região que foi brutalmente atingida pelo fogo, será um oásis agora, com plantas frutíferas típicas da região”, celebra.

Além disso, para Rabelo, “isso vai acabar fomentando o retorno da fauna, em especial, as aves. Também teremos aceiros verdes, uma estratégia de proteção e prevenção ao fogo, em que contaremos com o apoio da Brigada Alto Pantanal”, explica.

Mudas são tanto frutíferas quanto de verduras. (Foto: IHP/NFC)
Mudas são tanto frutíferas quanto de verduras. (Foto: IHP/NFC)

Parceria - A NFC é uma rede de pessoas e instituições que buscam promover a agrofloresta e agricultura sintrópica como alternativa para muitos dos problemas enfrentados pela sociedade hoje.

A instituição tem como CEO a escritora e roteirista Edmara Barbosa, filha do autor da novela Pantanal, Benedito Ruy Barbosa. Preocupada com a situação do Pantanal durante e após os incêndios, Edmara decidiu atuar pela preservação direta do bioma.

Como Rabelo já conhecia Benedito Ruy Barbosa da época da novela Pantanal, os laços acabaram sendo fortalecidos e a parceria firmada para atuar na conservação e preservação do bioma.

Nos siga no Google Notícias