ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Para salvar Pantanal de riscos com hidrovia, associação pede fim de projeto

Medo é que navegação cause danos ao ciclo de secas e cheias do Rio Paraguai, fauna, flora e aos ribeirinhos

Por Cassia Modena | 19/03/2024 12:41
Avanço do projeto prevê alterações na parte do Rio Paraguai localizada em Corumbá (Foto: Arquivo/Toninho Ruiz)
Avanço do projeto prevê alterações na parte do Rio Paraguai localizada em Corumbá (Foto: Arquivo/Toninho Ruiz)

A Associação para Biologia Tropical e Conservação publicou neste mês uma resolução para tentar barrar o avanço do projeto do governo federal que prevê construir hidrovia no Rio Paraguai para intensificar o transporte de minérios, fertilizantes e outras cargas pelo caminho aquaviário.

Entidade que reúne cientistas e profissionais ligados às áreas de conservação de ecossistemas tropicais de diversos países, a associação aponta que estudos já demonstraram como a proposta pode resultar, "de forma clara e inequívoca, em danos ambientais e sociais" para todo o Pantanal.

Entre os principais danos citados está a alteração do fluxo de cheias e secas no rio, do qual dependem toda vida do bioma, inclusive a das comunidades ribeirinhas.

Chamado de Hidrovia Paraná-Paraguai, o projeto prevê o aprofundamento do leito do rio e sua dragagem, que inclui a escavação de materiais sedimentados no fundo.

"As consequências biofísicas da dragagem e da fixação das margens do rio resultariam num aumento da descarga e uma desconexão entre o tronco principal do rio e os habitats das enchentes, comprometendo a integridade do ecossistema, sua fauna e flora altamente adaptadas e as estratégias tradicionais de uso de recursos pelas populações humanas locais, incluindo a pesca, que tem grande importância cultural e socioeconômica em toda a região", diz a tradução de um trecho da resolução.

Em outro, destaca "riscos de derramamento de óleo, liberação de combustível e pesticidas, esgotamento maciço de oxigênio quando fertilizantes são derramados no rio e a introdução de espécies aquáticas invasoras" e explica que isso levaria à morte maciça de peixes, ao turvamento do rio e "à alteração a longo prazo desse ecossistema altamente sensível".

Avanço inclui Corumbá - O projeto prevê obras na parte chamada de Tramo Norte do Rio Paraguai, ao longo de 700 quilômetros entre Cáceres, em Mato Grosso, e Corumbá, em Mato Grosso do Sul.

Na cidade sul-mato-grossense, mineradoras já fazem transporte de produtos pelo rio. Há outras empresas privadas que também exploram a via, mas em menor intensidade do que o projeto do governo federal propõe.

Um artigo assinado por 42 pesquisadores de Mato Grosso do Sul e de outros estados, além de mais entidades estrangeiras, denunciou no ano passado os planos de tornar o Rio Paraguai uma “estrada” para exportação de produtos é uma ameaça não apenas ao curso d’água, mas para todo o bioma.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias