ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Meio Ambiente

Pelo 3º dia seguido, cidade da região norte foi a mais quente de MS

Sensação térmica em Coxim chegou a 44,2 ºC e superou os 40 graus em 28 municípios do Estado

Humberto Marques | 09/09/2019 18:48
Há 3 dias, Coxim vem registrando as temperaturas mais altas do Estado. (Foto: Prefeitura de Coxim/Divulgação)
Há 3 dias, Coxim vem registrando as temperaturas mais altas do Estado. (Foto: Prefeitura de Coxim/Divulgação)

Pelo terceiro dia consecutivo da influência de uma onda de calor sobre Mato Groso do Sul, Coxim –a 260 km de Campo Grande– registrou as maiores temperaturas e sensação térmica do Estado. Segundo dados apresentados pelo meteorologista Natálio Abrão, os termômetros cravaram 40,2 ºC no horário mais quente desta segunda-feira (9). Porém, quem estava na rua enfrentou um calor de 44,2 ºC.

Enquanto sete municípios superaram os 40 graus de temperatura, o número daqueles em que a sensação térmica superou esta marca foi bem maior –no mínimo 28, conforme os dados da meteorologia.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta para todo o Estado, apontando que uma onda de calor poderia elevar as temperaturas em até 5 graus Celsius acima da média dos últimos dias –desde semana passada, as máxima pelo Estado já beiravam os 40 ºC. O município da região norte ainda registrou um dos mais baixos índices de umidade no dia: 15%.

Sábado (7) e domingo (8), Coxim também apresentou recordes de temperatura, indo ao encontro das previsões de que a região centro-norte do Estado enfrentaria calor intenso.

No centro-leste do Estado, Água Clara –a 198 km da Capital– teve as segundas maiores marcas nos termômetros e na sensação térmica, de 39,9 ºC e 43,9 ºC, respectivamente. A umidade também se manteve na casa dos 15%.

As altas temperaturas, porém, não foram exclusividade da porção central do Estado. Rio Brilhante enfrentou máxima de 39,6 ºC, com sensação térmica de 43,3 ºC. Maracaju teve máxima de 39,4 ºC e sensação também de 43,3 ºC; Porto Murtinho de 39,5 ºC e 43,4 ºC; Dourados de 39,2 ºC e 43,1 ºC; e Bela Vista de 39,1 ºC com sensação de 43 ºC.

A sensação térmica também bateu os 40 graus em Amambai (que teve a menor umidade do ar do Estado, em 12%), Aquidauana, Bataguassu, Bonito, Campo Grande (onde os termômetros marcaram 37,1 ºC, com sensação de 41 ºC e umidade do ar em 17%), Corumbá, Costa Rica, Itaquiraí, Ivinhema, Jardim, Juti, Miranda, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sete Quedas, Selvíria, Sidrolândia, Sonora e Três Lagoas.

A média de temperaturas máximas em Mato Grosso do Sul foi de 38,3 ºC, com sensação térmica de 41,1 ºC.

Nos siga no Google Notícias