A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 18 de Setembro de 2019

09/09/2019 18:48

Pelo 3º dia seguido, cidade da região norte foi a mais quente de MS

Sensação térmica em Coxim chegou a 44,2 ºC e superou os 40 graus em 28 municípios do Estado

Humberto Marques
Há 3 dias, Coxim vem registrando as temperaturas mais altas do Estado. (Foto: Prefeitura de Coxim/Divulgação)Há 3 dias, Coxim vem registrando as temperaturas mais altas do Estado. (Foto: Prefeitura de Coxim/Divulgação)

Pelo terceiro dia consecutivo da influência de uma onda de calor sobre Mato Groso do Sul, Coxim –a 260 km de Campo Grande– registrou as maiores temperaturas e sensação térmica do Estado. Segundo dados apresentados pelo meteorologista Natálio Abrão, os termômetros cravaram 40,2 ºC no horário mais quente desta segunda-feira (9). Porém, quem estava na rua enfrentou um calor de 44,2 ºC.

Enquanto sete municípios superaram os 40 graus de temperatura, o número daqueles em que a sensação térmica superou esta marca foi bem maior –no mínimo 28, conforme os dados da meteorologia.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta para todo o Estado, apontando que uma onda de calor poderia elevar as temperaturas em até 5 graus Celsius acima da média dos últimos dias –desde semana passada, as máxima pelo Estado já beiravam os 40 ºC. O município da região norte ainda registrou um dos mais baixos índices de umidade no dia: 15%.

Sábado (7) e domingo (8), Coxim também apresentou recordes de temperatura, indo ao encontro das previsões de que a região centro-norte do Estado enfrentaria calor intenso.

No centro-leste do Estado, Água Clara –a 198 km da Capital– teve as segundas maiores marcas nos termômetros e na sensação térmica, de 39,9 ºC e 43,9 ºC, respectivamente. A umidade também se manteve na casa dos 15%.

As altas temperaturas, porém, não foram exclusividade da porção central do Estado. Rio Brilhante enfrentou máxima de 39,6 ºC, com sensação térmica de 43,3 ºC. Maracaju teve máxima de 39,4 ºC e sensação também de 43,3 ºC; Porto Murtinho de 39,5 ºC e 43,4 ºC; Dourados de 39,2 ºC e 43,1 ºC; e Bela Vista de 39,1 ºC com sensação de 43 ºC.

A sensação térmica também bateu os 40 graus em Amambai (que teve a menor umidade do ar do Estado, em 12%), Aquidauana, Bataguassu, Bonito, Campo Grande (onde os termômetros marcaram 37,1 ºC, com sensação de 41 ºC e umidade do ar em 17%), Corumbá, Costa Rica, Itaquiraí, Ivinhema, Jardim, Juti, Miranda, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sete Quedas, Selvíria, Sidrolândia, Sonora e Três Lagoas.

A média de temperaturas máximas em Mato Grosso do Sul foi de 38,3 ºC, com sensação térmica de 41,1 ºC.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions