ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

Pesquisadores querem aplicar modelo de Águas Guariroba em laboratório da UFMS

Gestão pode potencializar eficiência energética em construções

Caroline Maldonado | 03/10/2014 09:39
Acadêmicos e pesquisadores querem levar experiência da concessionária para universidade (Foto: Divulgação/Águas Guariroba)
Acadêmicos e pesquisadores querem levar experiência da concessionária para universidade (Foto: Divulgação/Águas Guariroba)

Empenhados na ampliação de um projeto, pesquisadores e alunos da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) querem aplicar o modelo do sistema de gestão da Águas Guariroba no Laboratório de Eficiência Energética em Construções da universidade.

Com a implantação do sistema semelhante ao da concessionária de água e esgoto, os pesquisadores buscam certificação na ISO 17020 para o laboratório. Nesta quinta-feira (2), os alunos e professores, visitaram a unidade da Águas Guariroba para conhecer o sistema de gestão.

Segundo a Águas, o grupo se reuniu com a equipe de Meio Ambiente e Qualidade da concessionária que já mantém há 11 anos a certificação ISO 9001:2008. Em seguida, os acadêmicos conheceram de perto a aplicação do sistema de gestão no Laboratório de Qualidade da Água, que fica na ETA (Estação de Tratamento de Água) Guariroba.

“Estamos em um momento de formação do nosso sistema de gestão e, apesar de já termos conhecimento agregado de outros laboratórios conveniados ao nosso, é bastante interessante ver como é aplicada a gestão em uma empresa”, avaliou o engenheiro civil Fernando Henrique Porto, gerente técnico do Lad (Laboratório de Análise e Desenvolvimento de Edificações) da UFMS.

A certificação da empresa é a base para outras normas e o sistema de gestão reforça o compromisso da concessionária com a norma que estabelece padrões de qualidade em processos como abastecimento de água, esgotamento sanitário e atendimento ao cliente, de acordo com o gestor de meio ambiente e qualidade da Águas Guariroba, Fernando Garayo.

Conforme Garayo, a empresa tem portas abertas para que formadores de opinião conheçam como é aplicada a gestão da qualidade. “A Águas Guariroba tem maturidade no sistema de gestão da qualidade por já ser certificada há 11 anos. Para este grupo da UFMS, que quer implantar um modelo como este, é muito útil conhecer a experiência da empresa”, afirmou Garayo.

Nos siga no Google Notícias