ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

PMA apreende 19 filhotes de papagaio em acampamento sem-terra em Jateí

Francisco Júnior | 27/09/2012 09:39
Pássaros apreendidos pela PMA. (Foto: Divulgação)
Pássaros apreendidos pela PMA. (Foto: Divulgação)

Policiais da PMA (Polícia Militar Ambiental) apreenderam ontem (26) 19 filhotes de papagaio em um barraco de sem terra, localizado às margens da rodovia MS 141, em Jateí, próximo ao trevo das sete placas.

De acordo com a Polícia, o barraco pertencia a uma pessoa conhecida pelo apelido de “Cateto”, que ao avistar os policiais fugiu com um comparsa. Os dois não foram localizados.

Além das aves, foi apreendida no local uma espingarda. Identificados, os donos dos pássaros responderão por crime ambiental, com pena de 6 meses a 1 ano de detenção. Cada um também será multado em R$ R$ 9,5mil. “Cateto” também responderá por posse ilegal de arma.

Os animais serão encaminhados para o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande.

Conforme a Polícia, este é um período preocupante com relação ao tráfico de animais silvestres, pois, de setembro a dezembro é o período de reprodução do papagaio que é a espécie mais traficada no Estado.

Neste período, a PMA realiza trabalhos preventivos nas propriedades rurais, por meio de informação da legislação e Educação Ambiental, visto que o modus operandi dos traficantes é de aliciamento dos sitiantes e funcionários de propriedades rurais, para que retirem os animais e os avisem para que os comprem. Muitas pessoas fazem isto, às vezes, sem saber que estão cometendo crime ambiental.

A região principal do problema é a situada nos municípios de Batayporã, Bataguassu, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Anaurilândia, Três Lagoas, Santa Rita do Pardo, Nova Andradina e Brasilândia, além de Naviraí e Mundo Novo.

Nos siga no Google Notícias