ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Prefeitura irá realizar força-tarefa para impedir descarte irregular de lixo

Ações a serem desenvolvidas vão desde instalação de placas até rondas para aplicar multas

Aletheya Alves | 03/01/2022 14:40
Equipes da prefeitura realizando retirada de lixo descartado em via pública. (Foto: Divulgação)
Equipes da prefeitura realizando retirada de lixo descartado em via pública. (Foto: Divulgação)

Para conscientizar e impedir que a população continue descartando lixo irregularmente, a prefeitura de Campo Grande irá fazer uma força-tarefa através da ação “Cidade Limpa”. Entre as atividades a serem realizadas estão a instalação de placas e rondas com aplicação de multas.

Envolvendo o trabalho da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana), Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, GCM (Guarda Civil Metropolitana) e Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), a força-tarefa será lançada nesta terça-feira (4).

Conforme explicado pelo prefeito Marquinhos Trad, o objetivo é que a população compreenda os problemas envolvidos no descarte irregular. “O descarte irregular gera transtornos e gastos que poderiam ser evitados, já que a cidade disponibiliza de locais apropriados para o descarte de resíduos sólidos e é importante que o cidadão saiba que intensificamos as fiscalizações”.

Até o momento, equipes da Sisep já mapearam 45 pontos em que os descartes estão ocorrendo com maior frequência. De acordo com a secretaria, os locais estão recebendo limpeza, mas a população segue utilizando os locais inadequadamente.

Por isso, quem for flagrado realizando o descarte irregular poderá ser autuado de modo administrativo e criminal. De acordo com a Semadur, a multa varia entre R$ 2.478,50 e R$ 9.914.

Parte da ação, agentes da Agetran estão realizando rondas para identificar os locais e instalar placas informativas. Do mesmo modo, a Guarda Civil Metropolitana também está mobilizada em rondas para identificar o problema.

Denúncia e locais adequados – Para denunciar, a população pode entrar em contato pelo número 156, que recebe e faz o encaminhamento dos pedidos. O atendimento é disponibilizado de segunda até sexta-feira, entre 7h30 e 21h. Já aos sábados, o horário é das 8h até meio-dia.

Toda a população pode usar os ecopontos para fazer o descarte de resíduos adequadamente. Há apenas o limite, por usuário, de um metro cúbico. Os ecopontos estão localizados na Rua Sagarana com a Avenida José Barbosa Hugo Rodrigues, no Bairro Panamá; Rua Piraputanga esquina com Guarulhos, no Bairro Noroeste e na Rua Pacajús n. 194, no Bairro Nova Lima.

Também há ecopontos na Avenida Roseira, esquina com a Rua Carmem Bazzano Pedra, no Bairro União e Rua Copaíba entre as ruas Antônio Davi Macedo e Amado Nogueira Moraes, no Bairro Moreninhas.

Nos siga no Google Notícias