ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Primeiro ninho artificial de tuiuiú do mundo é sucesso com chegada de filhotes

Projeto foi implantado onde havia um ninho original que foi consumido pelos incêndios de 2020

Por Gabriela Couto | 16/10/2023 17:45

Os primeiros filhotes de tuiuiú no primeiro ninho artificial do mundo nasceram. O projeto foi implantado no local onde originalmente havia um abrigo natural da espécie e que era conhecido pelos turistas que passavam pela BR-262 entre Miranda e Corumbá.

O registro foi feito por um dos biólogos do Birdwatching no Pantanal, que fazem turismo de vida silvestre no Estado. “Demorou, mas chegaram. O projeto do 1º ninho artificial de tuiuiú do MUNDO agora é oficialmente um sucesso”, disse o autor da imagem, muito emocionado.

Símbolo do Pantanal, o ninho de tuiuiús foi destruído pelo fogo, em 2020, e reconstruído de forma artificial no mesmo ano. Mas só em 2021 o primeiro casal de aves chegou ao local.

O abrigo foi construído em parceria da Energisa, Fundação de Meio Ambiente de Corumbá, Embrapa Pantanal e Projeto Arara Azul.

Os pesquisadores se inspiraram em ninhos artificiais construídos na Europa para abrigar cegonhas. A adaptação para os tuiuiús levou em consideração a altura similar da árvore destruída pelo fogo.

A estrutura metálica usada em torres de transmissão foi remodelada até formar um octógono, forrado com pedaços de madeiras. Tudo para deixar o mais perto possível de um ninho natural.

Com os novos filhotes, o Pantanal mostra mais uma vez como é possível encantar com sua resiliência após três anos da tragédia. Quem passar pelo local poderá conferir o crescimento dos novos tuiuiús do bioma.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias