ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Principais focos são extintos no Pantanal, mas alerta continua com risco de raio

Chuva que cai na região deve dar conta de eliminar queimadas, mas monitoramento vai permancer ate extinção total do fogo

Lucia Morel | 15/10/2020 17:12
Queimada histórica, que consumiu 27% do bioma, começa a ser extinta. (Foto: Corpo de Bombeiros)
Queimada histórica, que consumiu 27% do bioma, começa a ser extinta. (Foto: Corpo de Bombeiros)

Os principais focos de incêndio no Pantanal foram debelados com a chuva desta tarde, segundo informações do 6º Distrito Naval de Ladário, que coordena as ações de combate juntamente com o Corpo de Bombeiros Militar.

Durante live sobre a Operação Pantanal II, o capitão Adriano Cunha disse que foram extintos focos localizados no Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense e na Estrada Parque, próximo à BR-262.

Já na Fazenda Paraíso, perto da divisa com Mato Grosso, devem ser debelados até o fim do dia. “Não temos mais focos importantes no Pantanal de Mato Grosso do Sul”, afirmou. Ele não citou sobre a Serra do Amolar.

A partir do momento em que todos os focos sejam encerrados, as equipes de combate devem ser desmobilizadas em até 48 horas, o que deve ocorrer até semana que vem, caso as chuvas continuem.

O tenente-coronel Waldemir Moreira, do Corpo de Bombeiros, disse durante a transmissão, que a chuva desta tarde ainda não foi suficiente para umedecer a vegetação e o solo, por isso, mesmo com a precipitação, as equipes de combate serão mantidas em campo. “A chuva chegou esta tarde e a expectativa é grande de que haja o controle dos incêndios”, sustentou.

Segundo ele, para que a vegetação seja capaz de estar úmida o suficiente, é necessário uma semana de chuvas.

Na mesma live, a meteorologista Franciane Rodrigues, disse que essa condição - chuvas e vegetação ainda seca - é de alerta, já que em caso de queda de raios, é possível haver o início de incêndios.

A meteorologista disse ainda que o período de chuvas em Mato Grosso do Sul começou efetivamente e que entre hoje e 23 de outubro, haverá volume suficiente para eliminar os focos ainda existentes.

Nos siga no Google Notícias