ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 34º

Meio Ambiente

Professor da FGV formado em Harvard coordena mudanças no Imasul

Órgão usa metodologia criada por Daniel Barcelos Vargas para virar referência nacional

Por Cassia Modena | 23/08/2025 09:38
Professor da FGV formado em Harvard coordena mudanças no Imasul
Professor fala para a equipe do Imasul em auditório (Foto: Divulgação/Imasul)

O Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) está usando metodologia criada pelo doutor em direito pela Universidade de Harvard e professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Daniel Barcelos Vargas, num projeto que promove mudanças na instituição com o objetivo de torná-lo uma referência nacional e reposicioná-lo frente aos desafios com o meio ambiente no mundo.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) está implementando mudanças coordenadas pelo professor Daniel Barcelos Vargas, da FGV e formado em Harvard, com o objetivo de torná-lo uma referência nacional em questões ambientais. O projeto inclui melhorias no licenciamento ambiental, reorganização de fluxos de trabalho e uso de tecnologia. O secretário Jaime Verruck e o diretor-presidente André Borges destacam a importância da modernização e da construção de uma inteligência institucional que integre aspectos sociais, econômicos e ambientais. O Imasul já é reconhecido por sua eficiência em licenciamento, e as novas diretrizes visam fortalecer ainda mais sua atuação em desenvolvimento sustentável.

O plano inclui aprimoramento do processo de licenciamento ambiental com o viés de que estados passarão a ter mais responsabilidades; reorganização de fluxos de trabalho e funções; consultorias alinhadas à agenda global; e discussão do uso da tecnologia e seus limites.

No Estado, o Imasul é o órgão responsável por executar políticas ambientais e fazer o gerenciamento de recursos naturais, incluindo os hídricos.

“O que nós temos visto é que o meio ambiente deixou de ser apenas um objeto setorial e passou a ser o centro estratégico das políticas de desenvolvimento. A questão é como podemos, aproveitando as melhores experiências já construídas pelo Imasul, fortalecer seu posicionamento e torná-lo cada vez mais robusto para mobilizar informações, responder com agilidade a demandas estratégicas e sustentar o perfil exemplar de Mato Grosso do Sul em desenvolvimento sustentável”, destacou o professor em texto divulgado no site institucional do órgão.

Professor da FGV formado em Harvard coordena mudanças no Imasul
Fachada do Imasul, no Parque dos Poderes (Foto: Henrique Kawaminami)

O secretário da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, defende o projeto como um passo necessário de modernização.

“Todo processo precisa de melhorias e modernizações. O que estamos fazendo agora é justamente olhar para esse novo cenário ambiental. O Imasul já possui focos de excelência reconhecidos nacionalmente, como o licenciamento de grandes projetos de celulose, que são aprovados no menor tempo do país, com alto nível técnico. Agora, queremos elevar ainda mais esse patamar e reposicionar a marca Imasul, integrando especialidades, definindo caminhos tecnológicos e desenvolvendo internamente novas práticas, sem depender apenas de softwares prontos. O que buscamos é fortalecer uma inteligência institucional, capaz de integrar os pilares social, econômico e ambiental do desenvolvimento sustentável”, afirmou.

O diretor-presidente do Imasul, André Borges, complementa: “A ideia não é apenas adotar ferramentas novas, mas construir uma inteligência coletiva que nos permita entregar resultados mais rápidos, eficientes e alinhados às expectativas da sociedade. O Imasul já é referência nacional em várias áreas, mas agora buscamos avançar ainda mais, com visão de futuro e compromisso com o desenvolvimento sustentável”.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.