ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Publicada lei que disciplina exploração de vegetações nativas em MS

Fernando da Mata | 03/01/2012 13:12

Segundo diretor de desenvolvimento do Imasul, a princípio, a lei condensa portarias e instruções normativas do Ibama e do MMA

Lei publicada hoje (3) no Diário Oficial do Estado disciplina a exploração de florestas e outros tipos de vegetações nativas em Mato Grosso do Sul.

Conforme um dos artigos da lei, como as florestas e demais formas de vegetação nativa são consideradas bens de interesse comum de todos os cidadãos, é preciso autorização ambiental para a supressão total ou parcial da área.

O documento será expedido pelo órgão ambiental competente para determinados tipos de exploração: aproveitamento de material lenhoso desvitalizado e seco, retirada de árvores isoladas em áreas já convertidas para uso alternativo do solo e supressão vegetal para conversão de áreas para uso alternativo do solo (assentamento para reforma agrária, os agropecuários, os industriais, os de geração e transmissão de energia, os de mineração e de transporte).

A lei traz também normas para utilização de matéria-prima florestal e para reposição florestal, além dos critérios para formação de crédito de reposição florestal.

O diretor de desenvolvimento do Imasul (Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul), Roberto Gonçalves, disse ao Campo Grande News que, a princípio, a lei condensa portarias e instruções normativas do Ibama e do Ministério do Meio Ambiente.

Porém, segundo Gonçalves, a lei deve trazer alguma norma que preencha lacunas deixadas pela legislação vigente.

A lei ainda será regulamentada pelo Executivo estadual. Para conferir a legislação na íntegra, clique aqui.

Nos siga no Google Notícias