ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Relatório confirma decoada como causa de morte de peixes no Rio Negro

Fabiano Arruda | 25/02/2011 11:32

Milhares de espécies foram encontradas mortas no dia 30 de janeiro

Morte de peixes somou mil toneladas.
Morte de peixes somou mil toneladas.

Com base nos resultados obtidos em laboratório e nas constatações em campo, o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) concluiu que a morte dos peixes foi ocasionada pelo fenômeno natural “decoada”. Com isso, o caso é esclarecido após 27 dias.

As opiniões de técnicos do instituto e da PMA (Polícia Militar Ambiental) já apontavam, inclusive em relatórios preliminares divulgados anteriormente, que a decoada era a hipótese mais provável na tragédia ambiental.

No entanto, as autoridades ainda investigaram, por meio de estudo encomendando a um laboratório de São Paulo, a possibilidade de envenenamento na água.

De acordo o resultado do relatório, os níveis de oxigênio dissolvido na coluna de água, desde a superfície até ao fundo, dos ambientes investigados apresentaram-se extremamente baixos, menores que 2,0 mgO2/L.

A temperatura da água desses ambientes também estava alterada, acima de 30°C. Havia excesso de matéria orgânica na água das baias e as duas baias estavam eutrofizadas, principalmente pelo fósforo, porém, sem floração de algas.

Ainda de acordo com o relatório, houve a morte de peixes de todos os níveis tróficos e não foi detectada a presença de princípios ativos de agrotóxicos nas amostras analisadas.

Os técnicos detectaram ainda que o ambiente já estava em recuperação, conforme foi observado peixes juvenis e alevinos.

O rio Negro é um dos principais rios pantaneiros, responsável pela formação da sub-bacia do Rio Negro. É considerado berçário de reprodução de peixes. Em diversas fazendas por onde passa, o rio é protegido contra a pesca.

Relatório – A divulgação do laudo final estava prevista para o início da semana, mas o envio da remessa dos resultados pelo laboratório teve atraso.

No dia 30 de janeiro, foram vistos pintados, cacharas, dourado, piranha, tuvira, sardinha e até arraias e pacus, que nadam em águas mais profundas, mortos na superfície do Rio Negro, em plena Piracema (período de reprodução).

A quantidade de peixes mortos somou cerca de 1.000 toneladas.

Na decoada, a vegetação local entra em decomposição na seca. Com a chegada da cheia, esse material orgânico, junto com a água quente, contribui para diminuir o oxigênio, forçando os peixes a subir à superfície.

(Com informações do site de notícias do governo)

Nos siga no Google Notícias