Riedel discute licenciamento ambiental e papel de Estados e municípios na COP30
Governo de MS ainda apresenta o programa de PSA (Pagamento por Serviços Ambientais)

A participação de Mato Grosso do Sul na COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) vai além da apresentação do Plano Carbono Neutro 2030. O governador Eduardo Riedel (PP) ainda discutirá o papel das prefeituras e dos governos estaduais na governança climática internacional e as regras de licença ambiental.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, participará da COP30 em Belém com uma agenda focada em discussões sobre governança climática e licenciamento ambiental. Durante o evento, apresentará o Plano MS Carbono Neutro 2030, que visa neutralidade de emissões e fortalecimento da agropecuária sustentável. Entre os compromissos, Riedel debaterá o papel de estados e municípios na pauta climática, além de participar de painéis na Casa da Agricultura Sustentável e na Green Zone da Abema. O secretário Jaime Verruck também apresentará o programa de Pagamento por Serviços Ambientais do estado.
De acordo com o Governo do Estado, o primeiro compromisso do progressista no evento, que reúne autoridades globais em Belém, será nesta quarta-feira (12). Riedel é um dos líderes que estarão à frente de um painel no Espaço FNP (Frente Nacional de Prefeitos). A primeira discussão é sobre a atuação dos estados e municípios na pauta climática. Riedel abordará a importância de fortalecer o papel das prefeituras e dos governos estaduais nas discussões globais.
- Leia Também
- Demarcação de terras será bandeira de indígenas de MS na COP30
- Ano deve ser o 2º ou 3º mais quente da história; Porto Murtinho registrou 42,1°C
Na quinta-feira (13), o governador participa de um painel no Espaço Arena da Agrizone, Casa da Agricultura Sustentável, coordenada pela Embrapa, onde vai apresentar o Plano MS Carbono Neutro 2030. A estratégia tem como eixos principais a neutralidade de emissões, o fortalecimento da agropecuária sustentável e a transição energética justa, com ampliação de fontes limpas, como biogás, etanol, biomassa, hidrogênio verde e energia solar.
Junto com o titular da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, Riedel irá explicar toda a dinâmica de governança ambiental e desenvolvimentista, além da elaboração de projetos, metas e desafios de sua execução.
Além da participação na Agrizone, o progressista também participa de um painel na Green Zone da Abema (Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente) na quinta-feira. No segundo evento do dia, ele discute a Lei Geral do Licenciamento Ambiental e o papel dos estados em sua execução. Já Verruck estará no painel “Inovação e Inteligência Ambiental: Tecnologia a Serviço da Sustentabilidade”, também da Abema.
Na sexta-feira, o titular da Semadesc estará na Casa da Biodiversidade e Clima, montada pela Abema na sede do ITV (Instituto Tecnológico do Vale), para apresentar o programa de PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) adotado em Mato Grosso do Sul. Verruck conversará sobre a indução de mudança de comportamento pelo incentivo financeiro.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

