ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Secretaria avalia projetos para reformar Casa do Homem Pantaneiro

Imóvel foi excluído de revitalização do Parque das Nações Indígenas

Kleber Clajus | 05/12/2017 10:04
Estrutura está fechada ao público e marcada por pichações;
portas e janelas estão quebradas (Foto: Marcos Ermínio)
Estrutura está fechada ao público e marcada por pichações; portas e janelas estão quebradas (Foto: Marcos Ermínio)

A Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) estuda como reformar a Casa do Homem Pantaneiro, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. Isso porque a estrutura não faz parte do projeto de revitalização da área de lazer, com obras autorizadas na semana passada.

Como retratado pelo TV News, o imóvel se encontra vandalizado com pichações, portas e janelas quebradas, além de água que se acumula e favorece a proliferação do mosquito da dengue. Correntes e cadeados mantém o local fechado ao público. 

"Não há uma solução definida para a Casa do Homem Pantaneiro. Algumas propostas estão sendo estudadas, mas só após oficializada a melhor proposta será divulgada", esclareceu o titular da Semagro, Jaime Verruck. "Na época em que a licitação foi aberta, o imóvel estava cedido à Secretaria de Cultura, tendo sido devolvida à gestão do Imasul recentememente".

Posicionamento ocorre depois do anúncio de obras no parque que contemplam banheiros, quiosques, guaritas, recuperação de grades, instalações elétricas e adoção de lâmpadas de LED nas quadras poliesportivas. O investimento é de R$ 946,5 mil pagos como indenização de empresas aos custos sociais e ambientais identificados em processos de licenciamento.

Revitalização - Verruck já havia declarado, na semana passada, que o governo estadual pretende adotar programa similar ao da Prefeitura de Campo Grande para que empresas também adotem o Parque das Nações Indígenas, auxiliando assim em sua conservação.

Segundo ele, a Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) hoje cuida da área de bosque, a Águas Guariroba apresentou proposta para instalar bebedouros, a Unimed centros de atividades físicas e o Laboratório Sabin academias ao ar livre.

Com horário de funcionamento das 6h às 22h, de domingo a domingo, o Parque das Nações Indígenas, localizado entre as avenidas Afonso Pena e Antônio Maria Coelho, recebe cerca de 2 mil pessoas de segunda à sexta-feira e 6 mil aos fins de semana, conforme o governo.

Sobre o desassoreamento do lago, Jaime Verruck disse que está prevista a retirada de areia de acordo com o que já é feito rotineiramente. Ele avalia que o problema só será resolvido quando a Prefeitura de Campo Grande concluir a obra de contenção de enchentes na região do córrego Segredo, parada desde 2016. “A gente faz um trabalho de enxugar gelo”, ressaltou ele.

Conforme informações da Prefeitura de Campo Grande, a obra compreende uma bacia de retenção (espécie de piscinão) com capacidade para 500 milhões de litros, que deve conter as enchentes. Além do piscinão, está prevista a instalação de uma travessia de drenagem na Avenida Mato Grosso para despejar, no córrego Réveillon, às águas pluviais que descem dos bairros Futurista, Jardim Veraneio e Vila Nascente.

Nos siga no Google Notícias