ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

Semac proíbe queimadas controladas nos meses de agosto e setembro em MS

Leonardo Rocha | 11/08/2014 09:17

A Semac (Secretária de Estado do Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia) junto com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) publicaram uma resolução que proíbe as queimadas controladas nos meses de agosto e setembro, em Mato Grosso do Sul.

O motivo é o alto número de ocorrências de incêndios florestais nesta época do ano, que provocam efeitos significativos sobre o ecossistema e a saúde humana, mesmo considerando a necessidade do uso do fogo para o controle fito-sanitário. Na área do Pantanal, por suas especificidades, esta proibição irá se estender até o dia 31 de outubro.

Ficam de fora desta proibição as queimas em canaviais como método despalhador e facilitador do corte de cana-de-açúcar em unidade agroindustrial, assim como em caráter excepcional, a queima de palhada resultante da colheita mecanizada de sementes e a queimada controlada utilizada nos cursos de capacitação promovidos pelas entidades que compõem o Comitê Interinstitucional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais de MS.

No primeiro caso (canaviais) é preciso autorização prévia das prefeituras municipais, já nos demais (queima de palha e cursos de capacitação) deve ter o aval do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), seguindo os horários estabelecidos para realização desta atividade.

Período - Durante este período de proibição ficam suspensas a concessão de autorização para queima controlada que já foram protocoladas no Imasul, assim como aquelas que já haviam sido autorizadas, mas que não foram executadas.

A contagem para as autorizações ambientais, desta prática, serão retomadas assim que houver o fim desta proibição. Quem descumprir as regras da resolução estará sujeito as penalidades previstas na legislação. Este período estipulado poderá sofrer alterações caso se justifique as condições para antecipar o prazo.

Nos siga no Google Notícias