ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Sobrevivente de incêndio, onça Joujou está 100% livre e readaptada à natureza

Colar com sinal GPS que rastreava os passos do animal se soltou, possibilitando uma total liberdade ao animal

Jhefferson Gamarra | 22/06/2022 14:45
Onça Joujou saudável, percorrendo áreas do Pantanal sul-mato-grossense (Foto: Nathalie Foester)
Onça Joujou saudável, percorrendo áreas do Pantanal sul-mato-grossense (Foto: Nathalie Foester)

Vítima de incêndios na Serra do Amolar, no Pantanal sul-mato-grossense, em novembro de 2020, a onça Joujou finalmente ganhou liberdade total e está 100% readaptada à natureza.  Depois de um ano e cinco meses de monitoramento, o colar com sinal GPS, que rastreava os passos do animal, se soltou.

A onça-pintada é um macho e tem entre 4 e 5 anos, ela foi resgatada em uma das áreas mais preservadas do Pantanal, durante ante os incêndios de 2020, com queimaduras de segundo e terceiro graus nas patas e foi diagnosticado, ainda, com pneumonia, provocada pela fumaça e passou por tratamentos intensivos durante dois meses e meio no Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres).

Após os tratamentos recebidos, o animal foi solto na Serra do Amolar, com um colar de monitoramento, do programa Felino Pantaneiros, do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), que acompanhava de perto os passos da onça.

A cada hora, a coleira emitia um sinal, capturado pelo satélite e retransmitido ao software de monitoramento, que é feito por GPS e sinal VHF. As informações colhidas do GPS mostravam o que o animal fazia, e o sinal VHF mostrava sua localização e distância em tempo real, possibilitando 24 informações diárias.

A bateria do equipamento costuma durar por volta de um ano e meio e já se esperava que fosse se soltar neste período, possibilitando uma total liberdade ao animal. “Estamos muito felizes sob o ponto de vista institucional e de conservação, pois asseguramos a liberdade da espécie com todos os cuidados e critérios, possibilitando sua volta à natureza”, comemorou o presidente do IHP, coronel Ângelo Rabelo.

Durante o monitoramento, Joujou chegou a andar, em um único dia, 15 km. A média diária, contudo, era de 5 km. No período, a onça se alimentava  principalmente de jacarés e capivaras. Atualmente, ele vive e costuma se deslocar em uma área de 102 km quadrados, na Serra do Amolar.

“Vencemos a etapa da soltura e readaptação do animal à natureza e isso nos traz muita alegria e sensação de dever cumprido. O monitoramento chegou ao fim, mas temos certeza de que ele não só se recuperou como está totalmente integrado à natureza. Os dados colhidos durante este período nos mostram que ele tem os hábitos de um felino da idade dele”, explicou o coordenador do programa Felinos Pantaneiros, Diego Viana.

Nos siga no Google Notícias