ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Meio Ambiente

Superintendência do Ibama faz visita técnica aos portos de Corumbá-Ladário

Paula Vitorino | 24/02/2011 16:43

A superintendência do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) está visitando nesta quinta-feira (24) três portos instalados em Corumbá-Ladário para verificar o cumprimento das Condicionantes Ambientais que foram determinadas para o licenciamento ambiental de cada um dos portos dessa região.

O Ibama quer conhecer melhor e analisar as condições de armazenagem e embarque dos portos sob licenciamento ambiental do instituto no Estado.

O superintendente do Ibama em Mato Grosso do Sul, David Lourenço, e o coordenador do Núcleo de Licenciamento, Reginaldo Yamaciro participam da ação.

“Essa é uma região delicada porque se trata do pantanal, um ecossistema único no planeta, que demanda um cuidado especial de nossa parte”, diz David.

Numa expedição da superintendência do Ibama há 3 meses no rio Paraguai, o superintendente do instituto constatou vários problemas ambientais ao longo do trecho de 400 km percorridos através da hidrovia, como o manuseio descuidado de minério de ferro no embarque dos portos dessa região e a poluição provocada por esses embarques que estão atingindo as populações locais.

As principais condicionantes ambientais exigidas pelo Ibama são: o Plano de Emergências Ambientais Individual, que determina o que cada empreendimento deve fazer em caso de acidente ambiental como derramamento de produtos perigosos no rio Paraguai; o Plano de Gerenciamento de Riscos, que verifica as condições de segurança e equipamentos para evitar riscos de acidentes ambientais; o Gerenciamento de Resíduos Sólidos (destinação do lixo produzido) e o Plano de Monitoramento da qualidade da água utilizada nos terminais portuários que estão sob análise e verificar a qualidade da água do rio Paraguai nessa área.

Juntos todos os portos de Corumbá-Ladário movimentam por ano cerca de 5,8 milhões de toneladas de carga através da hidrovia Paraguai-Paraná e a perspectiva é de aumento dos embarques nos próximos anos de acordo com fontes do setor portuário de Corumbá.

Nos siga no Google Notícias