ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SEXTA  11    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Tuiuiús constroem ninho com arquitetura inédita e arriscada no Pantanal de MS

Aves escolheram uma palmeira, sem galhos estruturais, como "morada", em Miranda

Por Gustavo Bonotto e Kamila Alcântara | 01/10/2024 21:48

Ninho de tuiuiús foi flagrado no topo de uma palmeira, com altura estimada de 20 metros, durante a tarde de segunda-feira (30), no Pantanal de Miranda, distante 208 quilômetros de Campo Grande. Curiosa, a cena chamou a atenção de ambientalistas que atuam no Projeto PELD Fogo Pantanal, uma vez que a árvore escolhida como "lar" não oferece a sustentação necessária para a procriação da espécie.

O doutorando Alexandre Pereira foi o responsável pelo registro enquanto mapeava a fazenda São José do Baú, instalada nas proximidades do Rio Abobral. "É uma palmeira da espécie Carandá. As folhas saem apenas no topo. Os tuiuiús normalmente se aproveitam das forquilhas, de galhos para criar essa estrutura do ninho, que é grande. Nunca presenciei isso, é a primeira vez", disse.

O comportamento das aves pode ser resultado dos incêndios florestais que assolaram o bioma sul-mato-grossense, de acordo com o especialista. "A gente estuda as possibilidades. É difícil afirmar, mas a área foi devastada e pode sim ser um resultado das transformações no território. Vamos continuar monitorando, mas sem causar danos ao ninho".

Rosa Helena da Silva, doutora em Biologia Vegetal, discorreu a cena como curiosa. "O carandá tem apenas um tronco, então não oferece vários galhos para sustentação. É curioso porque ele está usando as folhas do carandá para fixar o ninho e acreditamos que vai cair em breve".

Visitante do bioma há 18 anos, a pesquisadora também crê que a escolha da árvore trata-se apenas de um acontecimento inusitado. "Nunca vi isso em todos esses anos. Essa área onde ele estava passou por fogo recentemente, mas acreditamos que isso não influenciou na construção do ninho, é apenas um acontecimento muito curioso", finalizou.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias