ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Um é preso e 3 fogem após flagrante em fazenda que escravizava até crianças

Investigação começou com a circulação de fake news em vídeo distribuído pelo whatsapp

Marta Ferreira | 03/12/2020 19:30
Madeira queimada descoberta em fazenda de Nioaque. (Foto: Direto das Ruas)
Madeira queimada descoberta em fazenda de Nioaque. (Foto: Direto das Ruas)

O que surgiu em grupo de WhastApp como denúncia sem autor, acabou resultado em flagrante de crime ambiental e de trabalho escravo em fazenda do município de Nioaque, município a 179 quilômetros de Campo Grande. Uma pessoa foi presa e três estão foragidas.

Operação encerrada nesta quinta-feira (3) pela Polícia Militar Ambiental, Polícia Civil e Ministério Público descobriu madeira enterrada sob valas e a presença de 15 paraguaios trabalhando em condições irregulares, inclusive crianças , "trabalhando em condições precárias e sem registro", ressalta a PMA.

A situação foi verificada na Fazenda Salto, cujos arrendatários estão foragidos. Eles foram identificados como W. R. C. e W. R. C., que estão foragidos.

Aos dois foi atribuído o flagrante de crime ambiental, atestado pela madeira, que seria aroeira, encontrada enterrada. Também são acusados pela manutenção dos trabalhadores de origem paraguaia em condições precárias e sem registro. Havia inclusive crianças no lugar.

A força-tarefa encontrou ainda arma irregular, que levou o gerente da fazenda, ainda não identificado, prisão por porte ilegal de arma.

Também há um quarto homem foragido, Danielson de Aguiar Oliveira, identificado como operador de pá-carregadeira usada para colocar toras de madeira em um buraco aberto na propriedade.

Fake news – A ação foi desenvolvida depois da circulação de vídeos em grupos de whatsapp falando em desmatamento de área para transformar em lavoura e em sumiço da madeira, e envolvendo o nome do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

De posse do material, foi feita a varredura na região e constatado que o vídeo continha informações falsas, mas havia crimes a combater.

O Campo Grande News teve acesso ao material em vídeo, mas por se tratar de informações mentirosas, não será publicado.

Máquina foi usada para encontrar as evidências de crime ambiental.
Máquina foi usada para encontrar as evidências de crime ambiental.


Valeta foi cavada para esconder madeira.
Valeta foi cavada para esconder madeira.


Nos siga no Google Notícias