ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Visitação ao Aquário do Pantanal deve começar em junho de 2014

Paula Maciulevicius e Carlos Martins | 03/01/2013 09:19
Puccinelli destacou que as obras já estão 50% prontas. (Foto: Luciano Muta)
Puccinelli destacou que as obras já estão 50% prontas. (Foto: Luciano Muta)

A visitação ao Aquário do Pantanal, que está sendo construído no Parque das Nações Indígenas, deve ser aberta em junho de 2014, afirmou o governador André Puccinelli (PMDB), durante visita às obras na manhã desta quinta-feira.

Com a previsão de entrega até o final deste ano, Puccinelli explicou que os primeiros seis meses de 2014 serão dedicados a coleta dos peixes que vão compor o Aquário, além da quarentena a que serão submetidos para evitar possível transmissão de doenças.

O funcionamento do Aquário, que ainda terá parcerias entre Governo do Estado e universidades, deve ter a entrada explorada mediante concessão. A ideia inicial é de que em determinados dias da semana, no período da manhã, a visitação seja exclusiva aos alunos da rede municipal e estadual de ensino do interior do Estado e, em determinado dia, na parte da tarde, a alunos das escolas estaduais e municipais da Capital.

Na manhã de hoje, enquanto fiscalizava o andamento da construção, Puccinelli destacou que as obras já estão 50% prontas, segundo o cronograma de serviço e que por ser uma obra emblemática, as fiscalizações serão intensificadas a medida em que avança a construção.

Ao dizer que grandes construções sempre aparecem problemas, o governador chegou a dizer que as visitas que antes aconteciam a cada três meses, passaram a ser bimestrais, até chegar na frequência de hoje, de visitas quinzenais.

Puccinelli destacou ainda que na reta final da construção, haverá a necessidade de reuniões semanais.

O Aquário do Pantanal pretende abrigar 263 espécies de peixes, entre as pantaneiras de escama e couro. Com uma área de 18,6 mil metros quadrados o espaço vai abrigar 24 tanques de aquários, somando um volume de água de aproximadamente 6,6 milhões de litros.

No Parque das Nações Indígenas, a área construída, vai ocupar, quando finalizada, 10 mil m2, incluindo além dos aquários, laboratório, biblioteca e um espelho d’água na parte externa onde ficarão jacarés e plantas típicas da flora pantaneira.

Serão aproximadamente sete mil animais em exposição, subdivididos em mais de 200 espécies, entre peixes, invertebrados, répteis e mamíferos.

A expectativa do Governo é de que o Aquário deverá aumentar significativamente o movimento de turistas, beneficiando também o setor hoteleiro, transportes aéreos e afins. O espaço servirá ainda como maior centro do País de difusão do conhecimento sobre a biodiversidade pantaneira.

Nos siga no Google Notícias