Projeto de castração do Estado já atendeu mais de mil animais em três cidades
Caravana investe R$ 5 milhões e pretende castrar 20 mil cães e gatos em todo MS
Nas três primeiras cidades por onde passou, a Caravana da Castração, projeto vinculado à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), realizou procedimentos em 1.010 animais. Miranda, Bodoquena e Bonito foram os primeiros municípios a receber a iniciativa.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
De acordo com o governo, a meta é realizar 20 mil castrações em Mato Grosso do Sul. Com investimento de R$ 5 milhões, a caravana está nesta segunda (21) e terça-feira (22) em Porto Murtinho, e seguirá para Nioaque (14 e 15 de julho), Anastácio (17 a 30 de julho), Aquidauana (1º a 5 de agosto), Ladário (7 e 8 de agosto) e Corumbá (11 a 20 de agosto).
Além das castrações, essa primeira etapa da caravana registrou mais de 10,8 mil cadastros e ofereceu 5,5 mil vagas na região. Coordenado pela Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção Animal), o programa leva cuidados gratuitos a cães e gatos em todo o Estado.
“A Caravana da Castração atua no controle populacional responsável de cães e gatos, com impacto direto na saúde pública e na prevenção de zoonoses. O projeto inclui ações educativas, cadastro digital e microchipagem para garantir a rastreabilidade dos animais atendidos”, informa o governo.
Segundo o superintendente da Suprova, Carlos Eduardo Rodrigues, a técnica utilizada é minimamente invasiva, o que facilita o pós-operatório e permite realizar até 150 cirurgias por dia. Os animais também recebem microchip, roupas e medicamentos, garantindo suporte completo e sem custos aos tutores.
“Estamos prevenindo doenças, reduzindo o abandono e controlando a natalidade de forma responsável, evitando a presença de animais soltos em áreas urbanas, rurais e rodovias, além de proteger a população contra zoonoses como a leishmaniose”, afirma Rodrigues.
Em cada cidade, a ação conta com equipe técnica, ônibus adaptado, microchipagem e um CTI móvel. Já os municípios parceiros ficam responsáveis por organizar o calendário das ações educativas. Para participar, os tutores devem realizar o cadastro prévio pelo site do Sigpet.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.