A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

12/06/2013 19:52

“República de Maracaju” estaria influenciando gestão de Bernal

Zemil Rocha e Jéssica Benitez
Prefeito Alcides Bernal já teria contratado até ex-esposa de Celso Vargas (Foto: Marcos Ermínio)Prefeito Alcides Bernal já teria contratado até ex-esposa de Celso Vargas (Foto: Marcos Ermínio)

Um ex-prefeito de Maracaju, amigo do prefeito Alcides Bernal (PP), está influenciando sobremaneira a administração municipal de Campo Grande. Denominando o esquema de “República de Maracaju”, o presidente da CPI do Calote e ex-presidente da Câmara, vereador Paulo Siufi (PMDB), afirmou nesta quarta-feira da tribuna, durante a sessão, que “políticos” maracajuenses estariam conduzindo, oficialmente ou não, a Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo e Agronegócio), a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação) e a Central de Compras.

Paulo Siufi estava se referindo ao ex-prefeito Celso Vargas (PDT) como arquiteto do esquema. O vereador disse que está “fazendo levantamento” detalhado da rede que está sendo criada e das ações que estão implementando em Campo Grande. Algumas empresas já estariam sendo beneficiadas. Siufi questiona, por exemplo, a vinda da Mega Serv, de Dourados, para fazer limpeza nos postos de saúde da Capital. “Maracaju é perto de Dourados”, afirmou o vereador.

Assessores da Câmara de Campo Grande que atuam nesse “levantamento” apontam que estão sendo investigadas Giovana Vargas, esposa do ex-prefeito Celso Vargas, que estaria “comandando” a Sedesc. A atual titular, Dharleng Campos não passaria de “figurante”.

Também a Coordenadoria Geral da Central de Compras de Campo Grande estaria nas mãos do grupo do ex-deputado. A coordenadora Gislaine do Carmo Penzo Barbosa teria vindo de Maracaju, tendo comandado o mesmo setor na administração do ex-prefeito de Maracaju, encerrada em 31 de dezembro do ano passado.

Tida por vários vereadores como “figura parda” da administração de Bernal, o ex-prefeito de Maracaju estaria expandindo rapidamente seu poder de influência na gestão do progressista.

O vereador Airton Saraiva (DEM) disse que tem ouvido falar sobre essas atuações de bastidores. “A gente sabe que tem gente que está hoje auxiliando o prefeito Bernal”, declarou ele. Indagado se Celso Vargas seria amigo de Bernal, Saraiva respondeu: “Não sabemos de quem ele é amigo, se do Bernal ou de alguém ligado ao prefeito. Só sabemos que estão atuando na administração”.

Segundo Saraiva, com o pronunciamento do vereador Paulo Siufi, abre-se a necessidade de uma investigação aprofundada dessas relações. “Vamos fazer fiscalização para ver até onde essas pessoas atuam e qual o papel delas na administração”, afirmou o democrata.

O outro lado – O líder do prefeito Alcides Bernal na Câmara, vereador Marcos Alex (PT), negou que haja um esquema de tráfico de influência comandado pelo ex-prefeito Celso Vargas. “Onde está a ligação?”, questionou Alex. “Quais os nomes das pessoas?”, indagou de novo.

Informado sobre os nomes de Giovana Vargas, esposa do ex-prefeito, e de Gislaine do Carmo, da Central de Compras, que estão sendo investigados pelos vereadores, Alex do PT passou à acusação: “Chamar dois de República de Maracaju é demais. Posso falar então que teve República dos Trad e isso ficou evidente, porque eram oito. Essa foi bem real. Não foi nem República, foi Bloco Econômico”.

Perguntado, então, se a “República de Maracaju” seria irreal, Alex do PT afirmou: “Não posso dizer que é irreal, mas tem de mostrar nomes e relações”.

Celso Vargas não foi encontrado pela reportagem do Campo Grande News e, segundo interlocutores, estaria viajando, mas quer esclarecer esse assunto quando voltar.

 

Reforma da Previdência deve ser votada na semana que vem, diz Meirelles
A reforma da Previdência deve ser votada na semana que vem, de acordo com o ministro da Fazenda Henrique Meirelles. A declaração foi dada na noite de...
Quanto mais reforma demorar, mais dura será correção, diz ministro
Caso o governo não consiga aprovar a reforma da Previdência ainda este ano, conseguirá em 2018, disse hoje (11) o ministro do Planejamento, Dyogo Oli...


Engraçado, como isso é comum aqui no MS, e em Maracaju a Republica de Ponta Porã Reina.
 
Sonia Lucia em 13/06/2013 09:44:12
ISTO É UMA VERGONHA PARA NÓS SUL MATOGROSSENCES, TER UM CARA COMO ESTE TAL BERNAL RADIALISTA FAZENDO HORROR COM UMA CIDADE LINDA COMO CAMPO GRANDE, SE O CARA NÃO TEM COMPETENCIA ENTÃO DEIXE O CARGO PARA QUEM É CAPAZ... FORA BERNAL FORA
 
ely monteiro em 13/06/2013 06:19:58
Kkkk, isso todos os servidores da prefeitura já sabem, agora que descobriram??? tá explicado então tanta incompetência junta na prefeitura??? É a decadência da nossa Capital!!!
 
Catarina alves em 12/06/2013 23:42:07
A família Trad deveria processar esse Alex do "PT", por calunias, difamações, injurias e por todos os outros motivos que fossem cabíveis. Fazer uma comparação dessa? Usar o nome da família para justificar as falcatruas desse prefeito? Péssimo exemplo.....Péssima comparação....Péssima forma de justificar......
 
Marco Aurelio SilvaA em 12/06/2013 21:28:01
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions