ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

“República de Maracaju” estaria influenciando gestão de Bernal

Zemil Rocha e Jéssica Benitez | 12/06/2013 19:52
Prefeito Alcides Bernal já teria contratado até ex-esposa de Celso Vargas (Foto: Marcos Ermínio)
Prefeito Alcides Bernal já teria contratado até ex-esposa de Celso Vargas (Foto: Marcos Ermínio)

Um ex-prefeito de Maracaju, amigo do prefeito Alcides Bernal (PP), está influenciando sobremaneira a administração municipal de Campo Grande. Denominando o esquema de “República de Maracaju”, o presidente da CPI do Calote e ex-presidente da Câmara, vereador Paulo Siufi (PMDB), afirmou nesta quarta-feira da tribuna, durante a sessão, que “políticos” maracajuenses estariam conduzindo, oficialmente ou não, a Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo e Agronegócio), a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação) e a Central de Compras.

Paulo Siufi estava se referindo ao ex-prefeito Celso Vargas (PDT) como arquiteto do esquema. O vereador disse que está “fazendo levantamento” detalhado da rede que está sendo criada e das ações que estão implementando em Campo Grande. Algumas empresas já estariam sendo beneficiadas. Siufi questiona, por exemplo, a vinda da Mega Serv, de Dourados, para fazer limpeza nos postos de saúde da Capital. “Maracaju é perto de Dourados”, afirmou o vereador.

Assessores da Câmara de Campo Grande que atuam nesse “levantamento” apontam que estão sendo investigadas Giovana Vargas, esposa do ex-prefeito Celso Vargas, que estaria “comandando” a Sedesc. A atual titular, Dharleng Campos não passaria de “figurante”.

Também a Coordenadoria Geral da Central de Compras de Campo Grande estaria nas mãos do grupo do ex-deputado. A coordenadora Gislaine do Carmo Penzo Barbosa teria vindo de Maracaju, tendo comandado o mesmo setor na administração do ex-prefeito de Maracaju, encerrada em 31 de dezembro do ano passado.

Tida por vários vereadores como “figura parda” da administração de Bernal, o ex-prefeito de Maracaju estaria expandindo rapidamente seu poder de influência na gestão do progressista.

O vereador Airton Saraiva (DEM) disse que tem ouvido falar sobre essas atuações de bastidores. “A gente sabe que tem gente que está hoje auxiliando o prefeito Bernal”, declarou ele. Indagado se Celso Vargas seria amigo de Bernal, Saraiva respondeu: “Não sabemos de quem ele é amigo, se do Bernal ou de alguém ligado ao prefeito. Só sabemos que estão atuando na administração”.

Segundo Saraiva, com o pronunciamento do vereador Paulo Siufi, abre-se a necessidade de uma investigação aprofundada dessas relações. “Vamos fazer fiscalização para ver até onde essas pessoas atuam e qual o papel delas na administração”, afirmou o democrata.

O outro lado – O líder do prefeito Alcides Bernal na Câmara, vereador Marcos Alex (PT), negou que haja um esquema de tráfico de influência comandado pelo ex-prefeito Celso Vargas. “Onde está a ligação?”, questionou Alex. “Quais os nomes das pessoas?”, indagou de novo.

Informado sobre os nomes de Giovana Vargas, esposa do ex-prefeito, e de Gislaine do Carmo, da Central de Compras, que estão sendo investigados pelos vereadores, Alex do PT passou à acusação: “Chamar dois de República de Maracaju é demais. Posso falar então que teve República dos Trad e isso ficou evidente, porque eram oito. Essa foi bem real. Não foi nem República, foi Bloco Econômico”.

Perguntado, então, se a “República de Maracaju” seria irreal, Alex do PT afirmou: “Não posso dizer que é irreal, mas tem de mostrar nomes e relações”.

Celso Vargas não foi encontrado pela reportagem do Campo Grande News e, segundo interlocutores, estaria viajando, mas quer esclarecer esse assunto quando voltar.

Nos siga no Google Notícias