ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Política

"A bola está no pé da Presidência", diz Russo sobre o Ministério dos Transportes

Débora Diniz, de Brasília | 06/07/2011 17:28

Senador sul-mato-grossense afirma que escolha de substituto será feita com cautela e admite que PR pode ficar sem a pasta

Apenas duas semanas depois de assinar sua ficha de filiação ao PR, o senador Antonio Russo, que assumiu a vaga de Marisa Serrano na semana passada, vê seu partido no centro do escândalo que provocou a queda do Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. Demonstrando confiança de que o agora ex-titular da pasta conseguirá explicar as denúncias, o parlamentar garante que não há qualquer mal-estar entre a legenda e o governo federal.

“Não houve nenhuma discussão entre partido e governo. Não há nenhum mal-estar quanto a isso”, assegurou há pouco ao Campo Grande News. Russo foi um dos participantes da reunião convocada pela ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, hoje à tarde. O encontro com os senadores do partido serviu para mostrar que a situação de Nascimento era insustentável.

Ainda não há definição sobre o nome do novo ocupante da vaga. Informações de bastidores sinalizam que a saída de Nascimento é a chance que a presidente Dilma esperava para se livrar de uma das heranças do ex-presidente Lula. Agora, o governo estaria fortalecido para nomear alguém de confiança para uma pasta estratégica na execução do PAC, menina dos olhos do Planalto.

Russo prefere não apostar em nomes e muito menos na permanência do partido à frente dos Transportes. “A escolha será feita com muita calma. Vamos aguardar o governo para ver o que vai acontecer daqui para frente. Era uma posição do PR, mas o cargo não pertence ao partido, mas ao governo. A bola está no pé da Presidência”, diz. O senador observou, ainda, que o governo é “bastante grande” para acomodar os partidos aliados.

Alfredo Nascimento deve retomar sua vaga no Senado na semana que vem, disposto a assumir a liderança do partido e a negociação do seu substituto. Mas a demissão não deve isentá-lo de explicações sobre as denúncias. A oposição continua colhendo assinaturas para a instalação de uma CPI e já teria reunido 21 dos 27 nomes necessários para iniciar a investigação. O governo, por sua vez, já convocou até a Polícia Federal para apurar o caso. “O ministro vem para o Senado na semana que vem e daí para frente ele vai se defender”, garante Russo.

O nome mais cotado para o cargo é o de Paulo Sérgio Oliveira Passos, atual secretário-executivo do Ministério e de perfil considerado técnico. Hoje à tarde, a presidente Dilma o convocou para tratar de assuntos da pasta, o que teria antecipado a saída de Nascimento. O ex-ministro teria se sentido preterido, e dediciu entregar a carta de demissão.

Nos siga no Google Notícias