ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Política

Ação da Owari troca de novo de magistrado, sem avanço

Redação | 23/09/2010 16:21

Um dos processos derivados da operação Owari, a primeira a identificar indícios de irregularidades na atual administração de Dourados, teve mais uma devolução por parte dos juízes pelos quais já passou.

A ação civil pública que denuncia fraude no arrendamento do Hospital Santa Rosa, transformado em Hospital Vida, começou a correr na Justiça no dia 16 de novembro de 2009, e já passou por três magistrados, sem avançar.

Em despacho do dia 21, o magistrado que estava com o caso por último, José Domingos Filho, da 6ª Vara Cível, devolveu o processo para a 5º Vara Cível, onde o caso começou a tramitar e não ficou porque o titular, Jonas Hass Silva Junior, se declarou sob suspeição para julgar o caso.

José Domingos havia recebido o processo após ser redistribuído pelo juiz da 3ª Vara Civil, Jairo Luiz de Quadros, que classificou de equivocada a decisão que deixou o processo em suas mãos.

Ao mandar de volta o caso para a 5ª Vara, o juiz José Domingos, também classificou de equívoco o fato de o processo ter ido parar com ele. Para ele, mesmo que o titular da 5ª Vara, onde tudo começou, não possa assumir, há um substituto legal que deve fazer o processo andar.

O juiz titular da Vara pode receber o caso de volta e dar andamento a ele, ou pode suscitar conflito de competência e neste caso, a decisão fica a cargo dos desembargadores do TJ (Tribunal de Justiça).

Investigação -A Operação Owari gerou, além dessa, duas ações. Uma corre no TJ contra o prefeito Ari Artuzi (sem partido) e foi a que motivou o afastamento dele do cargo, após a Operação Uragano, que revelou os meandros da corrupção em Dourados.

A outra ação corre em Dourados e refere-se a outras irregularidades, entre elas a fraude na licitação nos serviços póstumos da cidade, setor que há vários anos é dominado pela família Uemura. O acusados já apresentaram defesa prévia e falta agora a fase de depoimentos de testemunhas de acusação e defesa.

Corre também, na justiça, a ação relativa à Operação Brothers, realizada como desdobramento da Owari para investigar a organização criminosa que teria sido montada pelos irmãos Everaldo e Eduardo Leite Dias, donos de empresas que mantêm contrato com órgãos públicos nas áreas de transporte, limpeza pública, poda de árvore e coleta de lixo. Neste processo, já foram ouvidas as testemunhas.

Nos siga no Google Notícias